• Matéria: Filosofia
  • Autor: RobinsonLemos
  • Perguntado 7 anos atrás

Para Agostinho, como o ser humano é capaz de intuir verdades imutáveis e absolutas?

Respostas

respondido por: YuuMacedo
0

Resposta:

6. 3 – AGOSTINHO, bispo de Hipona O principal nome da patrística foi Agostinho de Tagaste (354 – 430), ou Santo Agostinho, bispo de Hipona (África).

7. 3.1 – O “homem interior” Em seu livro “Confissões”... Agostinho relata a luta interna que culminou com sua conversão ao Cristianismo. “homem interior” = subjetividade

8. 3.2 – O “livre – arbítrio” *Agostinho foi o primeiro a usar o conceito de livre-arbítrio. Livre-arbítrio como faculdade da razão e da vontade. Exemplo: Por mais que desejasse continuar desfrutando os prazeres mundanos, a vontade de mudar deveria prevalecer.

9. 3.2 – O bem e o mal *Agostinho pertenceu à seita dos maniqueus, uma religião persa fundada por Mani (ou Mane). Os maniqueístas afirmavam que o mundo resulta de dois princípios antagônicos: MAL BEM

10. Para Agostinho... O mal não tem uma existência real! O mal seria uma carência ou ausência de bem. De maneira que, se vemos algo ou alguém que se corrompe, é porque antes era bom, senão, não poderia se corromper.

11. 3.3 – Deus: a teoria da iluminação *Agostinho aceita a dicotomia platônica entre “mundo sensível” e “mundo inteligível”, mas substitui esse último pelas ideias divinas. Segundo Agostinho, a alma é capaz de intuir verdades absolutas e imutáveis. Deus = perfeito e imutável Homem = Imperfeito e inconstante

12. 3.4 – Prova da existência de Deus Pois... Se a mente, que é imperfeita, intui verdades imutáveis, é porque existe a verdade imutável, que é Deus.

13. Dessa forma... TEORIA DA ILUMINAÇÃO Segundo a qual, possuímos as verdades eternas porque a recebemos de Deus. Como o Sol, Deus ilumina a razão e torna possível o pensar correto.

Explicação:

Perguntas similares