Não consegui a resposta abaixo:
O estado por meio da administração pública, tem a responsabilidade de atender às demandas da sociedade, com serviços públicos de qualidade, criando um ambiente favorável para a inclusão social e o fortalecimento da capacidade de formulação de políticas públicas. (Fonte: CORBARI, E. C; MACEDO, J. de J. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
Com relação aos modelos de administração patrimonialista, burocrática e gerencial adotados no Brasil, assinale a alternativa correta:
A
A administração patrimonialista, a burocrática e a gerencial, no contexto brasileiro, constituíram, a seu tempo, um movimento administrativo autônomo, que foi abandonado completamente na medida em que os modelos se sucederam.
B
Os conceitos de organização, sistemas e métodos emergiram na reforma patrimonial, juntamente com os conceitos de transparência.
C
A administração pública gerencial se volta para o atendimento às demandas dos usuários dos serviços e à obtenção de resultado.
D
A centralização do processo de tomada de decisão, o rígido controle sobre os procedimentos e o foco exclusivo na legislação são algumas das características da administração pública gerencial.
E
Os conceitos de accountability, transparência e participação política emergiram na administração burocrática, juntamente com os conceitos de nepotismo e corrupção.
Respostas
Resposta:
A administração pública gerencial surgiu como estratégia para reduzir custos, tornar mais eficientes a administração dos bens / serviços públicos e amenizar a insatisfação em relação ao modelo burocrático.
Explicação: Este modelo passou a se preocupar com os custos da máquina pública, por meio da busca da eficiência operacional, bem como da avaliação da efetividade dos serviços públicos e da equidade social.
Referência: CORBARI, Ely Célia; MACEDO, Joel. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: Intersaberes, 2012, pp. 38-39
Resposta:
Letra A
Explicação:
A administração pública brasileira, que se refere ao aparelhamento do Estado, evolui por meio de Três modelos básicos que se sucederam no tempo, sem, contudo, serem complemente suplantados: a administração pública patrimonialista,a burocrática e a gerenceial. A administração pública gerencial se constitui, assim, no novo paradigma de administração orientada predominantemente pelos valores da eficiência e da qualidade na prestação de serviços públicos pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações públicas. (Pag.39-40) Controle interno e Externo