Respostas
Resposta:O anarquismo foi uma das filosofias políticas que se desenvolveram na Europa no século XIX. A palavra anarquismo tem origem grega e quer dizer “sem governo”.
Os anarquistas são contra qualquer forma de ordem hierárquica e consideram o governo e o Estado desnecessários. De acordo com essa ideia, os grupos humanos poderiam se organizar por conta própria, de forma igualitária e não hierárquica (sem chefes nem subordinados). Os anarquistas acreditam que os governos corrompem a organização social, em vez de contribuir para ela. Afirmam que o Estado age contra a sociedade, inibindo sua capacidade de auto-organização e dando origem à desigualdade social.
Uma das principais vertentes do anarquismo foi o anarcossindicalismo, ligado aos sindicatos de trabalhadores. Os anarcossindicalistas acreditavam que era possível utilizar os sindicatos para mudar a sociedade. A difusão do pensamento anarquista nas organizações sindicais ganhou força significativa em países como França, Itália, Espanha e também no Brasil.
Pierre-Joseph Proudhon é considerado o fundador do anarquismo. O russo Mikhail Bakunin e o italiano Errico Malatesta foram dois de seus principais teóricos.