Respostas
foi enforcado e esquartejado, a 21 de abril de 1792, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.
Resposta:
Foi enforcado e decapitado.
Explicação:
Em 21 de abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, foi executado na forca por crime de “lesa-majestade”, isto é, de traição contra a rainha D. Maria I.
Os réus foram presos em março de 1789 e ficaram três anos presos até sair a sentença, em 18 de abril de 1792.
Tiradentes e vários outros foram condenados à forca. Algumas horas depois, uma carta de clemência da rainha D. Maria I transformava todas as penas em degredo (expulsão do Brasil), exceto Tiradentes.
Na manhã de sábado do dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi conduzido pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, cercado pela tropa, até o largo da Lampadosa. Tinha a cabeça e a barba raspadas, vestia uma túnica grosseira e carregava um crucifixo. Tiradentes subiu calmamente os degraus, acompanhado do frei encarregado de lhe dar a última oração.
A cabeça de Tiradentes foi cortada e enviada para Vila Rica onde deveria ficar exposta em um poste.
O resto do corpo foi retalhado e os pedaços distribuídos ao longo do Caminho Novo nos locais onde ele fizera seus discursos revolucionários. A casa de Tiradentes foi arrasada, jogando-se sal no terreno para que nada lá germinasse. Tamanha encenação buscava mostrar a força da Coroa e desencorajar futuras rebeliões.
Vindo as ações da coroa inflamar ainda mais o desejo dos rebeldes que lutaram ainda mais arduamente pela independência do Brasil.