1)
A citação a seguir, extraída do livro “Helenismo, história de uma civilização”, escrito pelo historiador britânico Arnold Joseph Toynbee, tece comentários a respeito da importância da polis para os gregos: "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma” (TOYNBEE, 1963, p. 49).
Com o advento da polis, cidades-estados gregas que possuíam autonomia e independência política entre si, é nítido perceber uma significativa mudança em relação à intelectualidade dos gregos. É neste contexto que ideias como política, democracia, cidadania, assim como campos do conhecimento como história, filosofia, geografia, passam a fazer parte do linguajar cotidiano de seus habitantes. Mas, se por volta do século V a.C. estas prerrogativas passam a direcionar a vida dos helênicos, em tempos anteriores no imaginário grego predominava o pensamento:
Alternativas:
a)
Que possuía uma ligação muito grande com as expressões religiosas orientais, fonte de inspiração não só aos gregos, que conheciam profundamente as prerrogativas ligadas a esta perspectiva religiosa, mas a todos os povos que habitavam as proximidades da divisa entre Oriente e Ocidente.
b)
Estritamente político, como demonstra o desenvolvimento da cidade Esparta, por exemplo. Preocupados com invasões dos povos considerados pelos gregos como bárbaros, não tinham interesse em reflexões abstratas, como a filosofia, dedicando a atenção para a arte da guerra acima de qualquer coisa.
c)
Mitológico, baseado na crença herdada pelos povos nórdicos, como os vickings que, grandeS desbravadores que eram do mundo antigo, conquistaram várias colônias gregas antes do surgimento das cidades-estados, deixando como herança para os habitantes da Península Balcânica sua cultura mítica.
d)
Vinculado à religiosidade cristã, principalmente pelo fato de Platão, com suas viagens por várias partes do mundo antigo, ter tido contato com o que chamamos atualmente de cristianismo primitivo, pressuposto que criou as bases para o modelo cristão que predominou no Ocidente a partir do século IV.
e)
Ligado à mitologia, pressuposto que fazia parte do cotidiano das pessoas desde pequenos, quando eram orientados no interior de suas casas, principalmente pelas mulheres, com histórias de deuses e semideuses. Já na vida adulta, os poetas em público davam continuidade a esta narrativa mitológica.
2)
A questão da verdade em relação aos fatos históricos é um pressuposto que acompanha o ofício do historiador desde os tempos antigos. Na atualidade, é importante ter em mente que a verdade não deve ser entendida como algo inalterável, mas sim fruto de uma determinada conjuntura histórica que atende aos interesses de seu tempo. Mas, em se tratando da Grécia Antiga, o historiador Tucídides tinha uma visão particular em relação à verdade relacionada aos acontecimentos históricos, que inclusive chocava-se com a proposta historiográfica sugerida por Heródoto.
Se Heródoto buscou trilhar um caminho distinto ao proposto pelo poeta Homero, os escritos históricos narrados por Tucídides tinham por intuito:
Alternativas:
a)
Trazer a verdade baseada nos relatos de pessoas que vivenciaram acontecimentos marcantes para a história dos povos gregos, como as guerras entre os povos considerados como bárbaros pelos gregos.
b)
Apresentar a verdade plena e absoluta baseada nos fatos por ele mesmo vivenciado empiricamente, distanciando-se assim de uma narrativa que considerava fabulosa e, portanto, irreal.
c)
Relatar os feitos míticos realizados pelas divindades gregas, e a influência direta dessas realizações para o convívio social que os gregos mantinham entre si e com outros povos que viviam na região do Peloponeso.
d)
Demonstrar que toda a história escrita até então na Grécia Antiga não deveria ser levada a sério. Para Tucídides, apenas a história baseada em fontes históricas oficiais tinham valor enquanto material historiográfico.
e)
Apresentar uma história pautada na maior variedade possível de fontes. Tanto que, séculos mais tarde, os historiadores vinculados a Escola dos Annales tiveram como referência seus estudos para revolucionar a escrita sobre a história.
Respostas
respondido por:
44
Resposta:
Aap1 - Teorias da História
1-E
2-B
3-A
4-C
Explicação:
CORRIGIDAS
respondido por:
0
Resposta:
1-E
2-B
3-A
4-C
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás