Informação para quem? A Tubos Nobre é uma indústria produtora de tubos e conexões para construção localizada no interior paulista. Recentemente, seu proprietário estudava um projeto para ampliação das plantas de produção em outras cidades. Ele reuniu o máximo de informações possíveis para avaliar o investimento, mas ainda estava inseguro. Ao avançar em seus estudos, ficou ainda mais surpreso. O departamento comercial era favorável, mas o departamento financeiro era contra. O setor de recursos humanos desconhecia o projeto e não estava preparado. Já a área de produção não tinha números suficientes para opinar. O proprietário, então, pensou: há algo errado? Se as pessoas são capacitadas e inteligentes, por que não há um consenso e tampouco uma direção? Por que tantas dúvidas? Será que vou ter que resolver tudo sozinho? Imagine que, por sorte, ele é seu colega de infância e conta com sua ajuda. Como auxiliá-lo nessa situação?
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O caso ilustra a falta de informação. Alguns detêm informações, outros não. Quando não há compartilhamento de informações, as pessoas opinam "no escuro". Deste modo, as decisões são frágeis e não conduzem para nenhuma direção e, consequentemente, o proprietário não pode confiar na equipe, tendo que decidir isoladamente. A melhor ação é reunir a equipe e compartilhar todas as informações possíveis: expor argumentos contra e favoráveis na mesa e solicitar mais pesquisa àqueles que estejam com dificuldades em obter informações setoriais. Uma ou duas reuniões com algum consultor especializado também pode contribuir bastante. Depois disso, a equipe deve elaborar um parecer conjunto que permita uma decisão mais assertiva ao proprietário.
Explicação:
Resposta:
Quando não há compartilhamento de informações, as pessoas opinam aleatoriamente. Deste modo, as decisões são frágeis e não conduzem para nenhuma direção e, consequentemente, o proprietário não pode confiar na equipe, tendo que decidir isoladamente. A melhor ação é reunir a equipe e compartilhar todas as informações possíveis: expor argumentos contra e favoráveis na mesa e solicitar mais pesquisa àqueles que estejam com dificuldades em obter informações setoriais. Uma ou duas reuniões com algum consultor especializado também pode contribuir bastante. Depois disso, a equipe deve elaborar um parecer conjunto que permita uma decisão mais assertiva ao proprietário.
Explicação:
A falta de informação prevalece no caso em questão.