As diferenças entre o pensamento sistêmico e linear consistem no fato de que, no pensamento linear a preocupação é direcionada para uma tarefa específica; já o pensamento sistêmico, por sua vez, permite analisar e administrar situações complexas, compostas de inúmeros elementos e variáveis visíveis ou não, mas que mantém relações entre si.
Com base no trecho apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Respostas
A sequência correta é: V, F, V, V.
Complemento da questão:
I. ( V ) A partir do pensamento sistêmico, pode-se dizer que o administrador necessita saber trabalhar com variáveis visíveis e invisíveis, mas que são interligadas.
II. ( F ) O pensamento sistêmico trabalha a ideia de que as organizações são sistemas fechados, o que permite ao administrador resolver problemas complexos.
III. ( V ) O pensamento sistêmico consiste em compreender os componentes do todo, a interdependência das causas e em criar soluções para os problemas complexos.
IV. ( V ) No pensamento sistêmico, as variáveis visíveis correspondem aos recursos humanos e materiais, enquanto que as invisíveis correspondem às crenças, aos valores e às motivações.
O pensamento sistêmico determina que o administrador deve possuir capacidade para trabalhar com os fatores visíveis, que podem ser definidos como recursos materiais, humanos e as influências das outras organizações e também com os fatores invisíveis, que são os valores, crenças e motivações nas organizações.
Nesse pensamento é necessário a compreensão sobre os componentes do todo e da análise da interdependência entre as causas, criando soluções para os problemas complexos que possam surgir.
As organizações são analisados como sistemas abertos.
Espero ter ajudado!
Resposta: O linear entende que problemas têm uma causa e uma solução e o sistêmico entende que as causas e as soluções são múltiplas e interligadas.