Respostas
Resposta:
A arte bizantina foi uma tendência artística desenvolvida durante o Império Bizantino, entre os séculos V e XV. As expressões artísticas bizantinas tinham um caráter religioso e foram marcadas pela temática cristã. Devido à influência político-religiosa, a arte bizantina se expandiu para além dos limites geográficos do Império Romano do Oriente.
Nascida após a aceitação do Cristianismo pelo Império Romano, a arte bizantina tem suas raízes na arte paleocristã – conjunto de expressões artísticas praticado por pessoas convertidas na fé em Jesus Cristo. A arte paleocristã se manifestou através de pinturas nas catacumbas e nos sepulcros.
O principal propósito era orientar as pessoas na devoção cristã. Considerada o primeiro estilo de arte cristã, a arte bizantina era comandada pelo clero, que tinha a incumbência de organizar as artes. Orientados por sacerdotes, os artistas eram apenas os executores que deveriam seguir fielmente as tradições e os padrões estabelecidos pelo clero.
A finalidade da arte bizantina ia muito além da decoração. Sua função era também educativa com o objetivo de orientar os devotos cristãos sobre o entendimento das passagens bíblicas por meio de reproduções da vida de Cristo. As principais manifestações artísticas dessa tendência ocorreram na pintura, na arquitetura e no mosaico.
A arte bizantina passou por um momento de ruptura em função de ideias e conflitos religiosos e filosóficos. Esses conflitos resultaram na destruição de grande parte das pinturas, esculturas e mosaicos das igrejas, por grupos contrários a qualquer imagem de natureza religiosa, chamados de iconoclastas.
Explicação: