“Paciente J. M. S. 72 anos, cianótica ++/+++, descorada, taquidispneica com estase jugular à 45°, à ausculta cardíaca: sopro sistólico em foco mitral, aumentado à manobra de Valsalva, aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax, com som hipersonoro à percussão, murmúrios vesiculares diminuídos, estertores subcrepitantes em bases bilateralmente. Fígado palpável a 3 cm do arco costal em linha hemiclavicular, endurecido e indolor à palpação.” A enfermeira Júlia definiu os seguintes diagnósticos de enfermagem para a paciente J. M. S.: Padrão respiratório ineficazRisco de função hepática prejudicadaTroca de gases prejudicada Agora, reflita sobre esses diagnósticos e responda: 1. A definição dos diagnósticos de enfermagem feita pela enfermeira Julia está adequada às necessidades da paciente? Justifique. 2. Além das técnicas propedêuticas utilizadas para a realização do exame físico descrito acima, existem manobras específicas que podem ser utilizadas para buscar diagnósticos de enfermagem adequados? Cite ao menos uma manobra específica.
Respostas
respondido por:
1
1 - Uma vez que o padrão respiratório do paciente é ineficaz (ou seja, existe uma insuficiência de oxigênio para as células ou um acúmulo de dióxido de carbono no organismo), muitas funções podem ser afetadas e dentre elas o funcionamento do fígado, causando problemas hepáticos (indicando que o diagnóstico da enfermeira está correto).
2 - Além dos exames clínicos padrão, pode-se por exemplo, checar a respiração do paciente por meio de uma auscultação pulmonar (utilizando o estetoscópio).
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás