• Matéria: História
  • Autor: daniele7160
  • Perguntado 7 anos atrás

Comente sobre a política brasileira entre 2016 a 2019​

Respostas

respondido por: lorrainelopes035
0

Resposta:

Muitos aliados de Dilma estavam entre os alvos da operação. O desgaste de sua figura, junto com o declínio da aprovação popular do governo foram dois elementos que contribuíram para a conclusão do processo de impeachment conduzido pela maioria do senado federal em 2016.

Com a cassação do mandato de Dilma, seu vice-presidente, Michel Temer, assumiu a presidência em 2017. As divergências entre eles, que pertenciam a partidos diferentes e tinham projetos sociais distintos, fragilizaram ainda mais o aparato político brasileiro perante a população.

Seja qual for o contexto, o simples fato de um governante não terminar seu mandato e ser substituído por uma representação provisória é suficiente para desestabilizar a confiança nas instituições públicas.

Seus efeitos ultrapassam a esfera política, implicando em problemas cujos efeitos podem ser sentidos até hoje. No caso da economia, por exemplo, como Temer ocupava uma posição incerta e temporária, muitos dos investimentos estrangeiros foram congelados nesse período.

Além disso, seu curto período de governo foi marcado tanto por grande desaprovação popular quanto por numerosas medidas polêmicas e pouco efetivas.

O envolvimento da figura de Michel Temer em processos criminais, que eventualmente acarretaram em sua prisão, foi mais um motivador do clima de crise política no Brasil.

Crise política no Brasil atual

Como era de se esperar, o ano de 2018 foi marcado por um processo eleitoral intenso e polarizado. Alguns eventos nesse período acirraram ainda mais os ânimos da sociedade, tais como:

prisão do ex-presidente Lula pela Operação Lava Jato, que figurava como primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto;

agressão sofrida pelo então candidato Jair Bolsonaro em um comício na cidade de Juiz de Fora, que resultou em uma internação hospitalar e afastamento de sua participação nos debates;

greve dos caminhoneiros em maio daquele ano por conta dos aumentos no preço do diesel, que teve consequências diretas no abastecimento de recursos básicos, como gasolina.

Assim como indicavam as últimas pesquisas de intenção de voto, Jair Bolsonaro foi eleito presidente no segundo turno das eleições. Com uma proposta política que se distanciava das últimas gestões, Bolsonaro ganhou como primeiro colocado na maior parte dos grandes centros do país.

Isso não impediu que seu governo fosse igualmente marcado por crises e controvérsias. Apesar de ainda estar no primeiro ano do mandato, já existem denúncias importantes de corrupção envolvendo os aliados do presidente, tornando o clima político no país ainda mais instável.

Perguntas similares