• Matéria: História
  • Autor: lilifersantos74
  • Perguntado 7 anos atrás

"Este comércio de carne humana é, pois, um cancro que corrói as entranhas do Brasil... Acabe-se de uma vez o infame tráfico de escravatura africana... Torno a dizer, porém, que eu não desejo ver abolida de repente a escravidão; tal acontecimento traria consigo grandes males. Para emancipar escravos, sem prejuízo da sociedade, cumpre fazê-los primeiramente dignos da liberdade: cumpre que sejamos forçados pela razão e pela lei a convertê-los gradualmente de vis escravos em homens livres e ativos". (José Bonifácio, 1823).
Neste texto podemos identificar uma postura conservadora de José Bonifácio em relação à abolição da escravidão. Como podemos identificar esse conservadorismo no texto e quais as motivações econômicas que provavelmente levaram José Bonifácio a tomar essa postura?

alguém me ajuda por favor ​

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
33

O conservadorismo do texto está na ideia de que a escravidão não deveria ser abolida do dia para a noite, e sim através de um processo lento e gradual (o conservadorismo, enquanto ideologia política, é a defesa da ideia de que qualquer revolução é um risco, devendo as estruturas sociais serem modificadas lentamente e com muito cuidado).

As motivações econômicas possíveis por trás disto são o fato de que os escravos eram a fonte de renda dos latifundiários, de modo que, sem a escravidão, seus lucros seriam duramente abalados e a economia nacional perderia as suas bases tradicionais.

respondido por: lairaw17
3

Resposta:

também queria está resposta, sou estudante e tenho dificuldade nesta materia, vcs poderiam responder

Perguntas similares