Leia o texto abaixo que descreve o conceito de Dispositivos de Entrada e Saída. Após leitura e reflexão, assinale a alternativa correta que informa a função de um Driver.
Dispositivos de Entrada e Saída
O sistema operacional, entre muitas outras funções que é de sua responsabilidade, deve controlar todos os dispositivos de entrada e saída (E/S) de um computador. É seu papel enviar comando para os dispositivos, verificar interrupções e tratar os erros informados.
É fundamental também que ele forneça uma interface entre os dispositivos de E/S e o restante do sistema.
Dispositivos E/S.
Princípios do Hardware
Existem diversas formas de se enxergar o hardware, no nosso caso, em sistemas operacionais, iremos somente falar sobre como o hardware é programado e interpretado pelo sistema operacional.
Estes dispositivos podem ser classificados em duas grandes categorias: dispositivos de bloco e dispositivos de caracteres.
Um dispositivo de bloco deve armazenar informações em determinados blocos de tamanhos fixos e cada um deve ter seu próprio endereço. O ponto principal do dispositivo de bloco é a possibilidade de escrever ou ler bloco a bloco, independente de todos os outros. Um exemplo de disposto de bloco é o HD.
Já o dispositivo de caracteres libera uma fila de caracteres sem a necessidade de definir estrutura de bloco, ou seja, ele não é endereçável e por isso não aceita que seja feito operações de busca. Um exemplo para este dispositivo são impressoras.
Muitos destes controladores, principalmente os que são em blocos, suportam o DMA (Acesso Direto à Memória). Vamos entender como os discos operam sem o DMA. Primeiro, o controlador do dispositivo lê o determinado bloco e isso é feito bit a bit, até que ele esteja transferido para o buffer interno do controlador. Depois disso, o controlador verifica a operação para certificar que o bloco está livre de erros.
Esse processo é cíclico, onde o sistema operacional trabalha junto a CPU ocasionando um grande tráfego de informações.
Com este ciclo, consome-se um bom tempo da CPU. O DMA foi criado exatamente para liberar a CPU desta tarefa. Quando ele é utilizado, a CPU fornece duas informações ao controlador: o endereço de memória informando para onde o bloco deve ser copiado e fornece também o número de byte a serem transferidos.
Princípios de Software
O principal objetivo dos softwares de E/S é organizá-lo, de forma que a complexidade do hardware seja apresentada de forma mais simples possível para o usuário.
Neste caso, o principal conceito de software de E/S é a independência dos dispositivos. Os programas que utilizam arquivos devem trabalhar independentemente do local onde este arquivo se encontra armazenado.
Outro ponto muito importante é manipulação erros. O ideal é que os erros sejam manipulados o mais próximo possível do hardware. Por isso, se o controlador encontra um erro, ele deve ser capaz de corrigi-lo. Caso não seja possível, o driver do dispositivo entra em ação para tentar corrigi-lo.
Também deve ser observado o uso em relação aos dispositivos compartilhados e dedicados. Alguns tipos de dispositivos de E/S como HD, por exemplo, podem ser utilizados por muitos usuários ao mesmo tempo. Já dispositivos como impressoras, devem ser dedicados a um único usuário e somente pode ser utilizado por outros, ao final da operação do primeiro usuário.
Todo dispositivo de entrada e saída contem seu driver. Este driver é capaz de manipular o dispositivo ou uma determinada classe de dispositivos relacionados a ele.
O driver tem o papel de enviar comandos para os registradores do dispositivo e testá-lo se foram carregados adequadamente. De uma forma geral, a função de um driver é aceitar as solicitações de um software de alto nível, e encaminhar para o hardware o pedido solicitado e garantir que ele seja atendido.
Resumindo: Um driver atua como uma espécie de tradutor entre o dispositivo e os programas ou o sistema operacional.
Por isso que, sempre que instalamos algum periférico novo em nosso computador e o nosso sistema operacional é um sistema Plug and Play (reconhecimento automático de periférico), automaticamente ao acessar o sistema operacional pela primeira vez após inserir o periférico, ele busca instalar o driver deste determinado dispositivo. Caso ele não encontre, irá solicitar a você que faça a instalação manual do driver diretamente pelo fabricante.
A) Aceitar os blocos de encapsulamento e encaminhar para a memória
B) Interpretar as solicitações do Hardware e executar junto a CPU
C) Aceitar as solicitações de um software e encaminhar para o Hardware
D) Solicitar ao software que identifique as threads
E) Solicitar ao Hardware que identifique os deadlocks
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra C.
Explicação:
O driver é um programa que recebe as instruções do sistema operacional e executa-as por meio do hardware. Um exemplo disso é a impressora que recebe o comando através da CPU e depois imprime graças a comunicação proporcionada pelo driver.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás