A restrição à circulação de caminhões em centros urbanos – como acontece em cidades como São Paulo e outras capitais brasileiras – é uma tendência mundial. Uma das primeiras razões que vem à mente quando pensamos na motivação para esse tipo de restrição é a redução dos congestionamentos, mas nem sempre a intenção é diminuir o tráfego de veículos, situação comum em grandes cidades. A política de planejamento dos municípios que valoriza cada vez mais os automóveis gera polêmica em discussões acerca de cidades mais sustentáveis. Por isso, compete a profissionais como arquitetos e urbanistas a responsabilidade de oferecer soluções e novas formas de deslocamento nos centros urbanos.

No texto-base, vimos algumas medidas para a minimização de impactos do fluxo de transporte no dia a dia da população. Considerando esse contexto e os estudos realizados, responda:



a) Você acredita que a restrição à movimentação de veículos de grande porte é uma solução eficaz para diminuir o número de acidentes e congestionamentos, ou apenas uma medida paliativa para um problema que tende a se tornar cada vez maior? Justifique sua resposta.

b) Que outras medidas poderiam ser tomadas para minimizar os demais impactos negativos da movimentação de mercadorias? Cite ao menos três.

Respostas

respondido por: polianafferreira
1

a) Apenas uma medida paliativa. É cada vez maior o número de veículos em circulação nos grandes centros urbanos, sendo que a restrição à movimentação de veículos de grande porte é apenas uma medida paliativa, não sendo uma solução para a redução dos acidentes e dos congestionamentos.

b)

  1. Movimentação de veículos de grande porte apenas aos finais de semana ou feriados, quando o fluxo é menor.
  2. Reestruturação das vias.
  3. Reformulação da sinalização de trânsito.

Bons estudos!

Perguntas similares