• Matéria: ENEM
  • Autor: IsabelaFranco718
  • Perguntado 7 anos atrás

A ocasião fez o ladrão: Francis Drake travava sua guerra de pirataria contra a Espanha papista quando roubou as tropas de mulas que levavam o ouro do Peru para o Panamá. Graças à cumplicidade da rainha Elizabeth I, ele reincide e saqueia as costas do Chile e do Peru antes de regressar pelo Oceano Pacífico, e depois pelo Índico. Ora, em Ternate ele oferece sua proteção a um sultão revoltado com os portugueses; assim nasce o primeiro entreposto inglês ultramarino.
FERRO, M. História das colonizações. Das colonizações às independências. Séculos XIII a XX. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
A tática adotada pela Inglaterra do século XVI, conforme citada no texto, foi o meio encontrado para
A restabelecer o crescimento da economia mercantil.
B conquistar as riquezas dos territórios americanos.
C legalizar a ocupação de possessões ibéricas.
D ganhar a adesão das potências europeias.
E fortalecer as rotas do comércio marítimo.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
64

De acordo com o gabarito, é correta a alternativa B.

O texto apresenta a pirataria de Francis Drake (que seria o descobridor inglês da América do Norte) como uma forma de expandir os interesses políticos e econômicos dos ingleses nas regiões banhadas pelos oceanos, de modo que a sua captura de uma vasta quantidade de ouro (a ser transportada para a Espanha) no Peru e o estabelecimento de entendimento com o sultão em Tarnate (na Indonésia) são exemplos disto.

Embora a situação em Tarnate não seja um exemplo de conquista de riquezas americanas, a situação no Peru certamente o é, o que ajudou a expandir a economia inglesa e facilitar a colonização.

respondido por: lannityrion60
1

Resposta: Alternativa B)

Explicação:

Perguntas similares