O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração a este último de tal maneira que as festas do solstício de verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tornaram "fogueiras de São João". A festa do fogo e da luz no entanto não foi imediatamente associada a São João Batista. Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã.
CHIANCA, L. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Revista Anthropológicas, n. 18, 2007 (adaptado).
Com o objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada no texto adotou as práticas descritas, que consistem em
A promoção de atos ecumênicos.
B fomento de orientações bíblicas.
C apropriação de cerimônias seculares.
D retomada de ensinamentos apostólicos.
E ressignificação de rituais fundamentalistas.
Respostas
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É correta a alternativa C.
Ritual é um conjunto de ações (ou palavras) que tem um sentido social particular, havendo rituais que são, por natureza, religiosos (como as missas e os batismos) e rituais que não o são (que todos se levantem quando entra uma figura de autoridade na sala ou que cantemos, juntos, o Hino Nacional).
Secular, por sua vez, é tudo aquilo que não faz parte do dogma oficial da Igreja. No caso do texto, a Igreja teria apropriado um ritual pagão (religioso, mas não cristão) que era celebrado em meados de Junho/Julho e dado a estas práticas significados cristãos, de modo a trazer o secular para o religioso.
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Resposta: C)
Explicação: Espero ter ajudado.
Bons estudos!
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