Quando se considera a extrema velocidade com que a luz se espalha por todos os lados e que, quando vêm de diferentes lugares, mesmo totalmente opostos, [os raios luminosos] se atravessam uns aos outros sem se atrapalharem, compreende-se que, quando vemos um objeto luminoso, isso não poderia ocorrer pelo transporte de uma matéria que venha do objeto até nós, como uma flecha ou bala atravessa o ar; pois certamente isso repugna bastante a essas duas propriedades da luz, principalmente a última.
HUYGENS, C. In: MARTINS, R. A. Tratado sobre a luz, de Cristian Huygens. Caderno de História e Filosofia da Ciência, supl. 4, 1986.
O texto contesta que concepção acerca do comportamento da luz?
A O entendimento de que a luz precisa de um meio de propagação, difundido pelos defensores da existência do éter.
B O modelo ondulatório para a luz, o qual considera a possibilidade de interferência entre feixes luminosos.
C O modelo corpuscular defendido por Newton, que descreve a luz como um feixe de partículas.
D A crença na velocidade infinita da luz, defendida pela maioria dos filósofos gregos.
E A ideia defendida pelos gregos de que a luz era produzida pelos olhos.
Respostas
O modelo corpuscular defendido por Newton, que descreve a luz como um feixe de partículas.
Algumas teorias foram defendidas, ao longo do tempo, acerca da natureza da luz. Essas teorias podem ser divididas em duas correntes de pensamento-
- Modelo Corpuscular da luz
De acordo com Isaac Newton, o feixe de luz seria composto por partículas extremamente pequenas que colidiriam de forma elástica com uma superfície, de forma que, o ângulo de incidência seria igual ao ângulo de refração.
- Modelo ondulatório
De acordo com Huyghens, os feixes luminosos seriam ondas e, como tal, não são capazes de transportar matéria. A luz seria transportadora de energia e a sua refração e a sua reflexão obedeceriam as leis de reflexão e refração das ondas.
A alternativa correta acerca do comportamento da luz mencionado no texto é a alternativa C, essa que menciona acerca do modelo corpuscular defendido por Newton, esse que defende a luz como um feixe de partículas.
Modelo Corpuscular
Esta teoria surgiu no século XVII, quando o físico inglês Isaac Newton certamente propôs, através de seus testes, que a natureza física do que conhecemos como luz, é material, ou seja, a luz em si é composta de um fluxo de partículas infinitesimais geradas por fontes de luz. Desde a sua ubiquidade, seu pensamento teve uma qualidade impressionante.
Além disso, Newton foi capaz de esclarecer maravilhas óticas distintas (por exemplo: reflexão e refração, que foram encontradas nesta época), e concordou com sua hipótese de fazer o mundo de corpos de material em movimento, sendo assim capaz de reconhecer inúmeras quantidades ao mesmo tempo.
Leia mais sobre Isaac Newton aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20622444?referrer=searchResults
#SPJ3