Considere o excerto a seguir, sobre a dominação portuguesa em Angola.
“Em 1484, os portugueses atracaram no Zaire, sob o comando do navegador Diogo Cão, e a partir deste marco, os portugueses passaram a conquistar não apenas Angola, mas África. Já instalada a primeira grande unidade política do território, passaria à história como Reino do Congo, os portugueses estabeleceram aliança. A Colónia portuguesa de Angola formou- se em 1575 com a chegada de Paulo Dias de Novais com 100 famílias de colonos e 400 soldados. Paulo Dias de Novais foi o primeiro governador português a chegar a Angola, que tinha como principais acções explorar os recursos naturais e promover o tráfico negreiro (escravatura), formando um mercado extenso.
A partir de 1764, de uma sociedade escravagista, passou-se gradualmente a uma sociedade preocupada em produzir o que consumia. Em 1850, Luanda já era uma grande cidade, repleta de firmas comerciais e que exportava, conjuntamente com Benguela, óleos de palma e amendoim, cera, goma copal, madeiras, marfim, algodão, café e cacau, entre outros produtos. Milho, tabaco, carne seca e farinha de mandioca começariam igualmente a ser produzidos localmente. Estava a nascer a burguesia angolana.
Entretanto, em 1836, o tráfico de escravos era abolido e, em 1844, os portos de Angola seriam abertos aos navios estrangeiros. Com a conferência de Berlim, Portugal viu-se na obrigação de efectivar de imediato a ocupação territorial das suas Colónias”.
A partir dos seus estudos sobre esse processo e da análise do trecho acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Portugal conquistou o território angolano após a conferência de Berlim, devido às suas riquezas naturais.
Alternativa 2:
Os portugueses estabeleceram alianças com as elites locais, não necessitando enviar colonos e soldados para conquistar o território angolano.
Alternativa 3:
A dominação portuguesa do território angolano se deu, sobretudo, por causa da economia escravagista, que era de suma importância para a metrópole colonizadora.
Alternativa 4:
A dominação portuguesa do território de Angola se deu, sobretudo, devido a ali existir uma próspera atividade comercial instaurada e que traria benefícios a metrópole lusitana.
Alternativa 5:
Região produtora de óleos de palma e amendoim, cera, goma copal, madeiras, marfim, algodão, café e cacau, entre outros produtos de grande interesse pelos portugueses em substituição do tráfico de escravos.
EU MARQUEI A 3, CONCORDAM ?
Respostas
respondido por:
1
Resposta: resposta 3
A dominação portuguesa do território angolano se deu, sobretudo, por causa da economia escravagista, que era de suma importância para a metrópole colonizadora.
Explicação: pág 161 livro História da África
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 3: A dominação portuguesa do território angolano se deu, sobretudo, por causa da economia escravagista, que era de suma importância para a metrópole colonizadora.
Explicação:
pág 161 livro História da África
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás