Ao pensarmos no funcionamento dos hemisférios cerebrais em relação à criatividade, podemos afirmar: I. A criatividade é o resultado de reações que ocorrem em vários locais do cérebro. II. A lateralidade funcional existe, mas especificamente em relação à linguagem e à atenção. III. Existem diferenças no grau de lateralização entre homens e mulheres. É correto o que se afirma em: Alternativas: a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I e III, apenas.
Respostas
Resposta: d) I e II, apenas.
Explicação: O trecho que justifica a invalidade da afirmação Ill é: A neurociência comprovou que não existem diferenças no grau de lateralização entre homens e mulheres ou que qualquer lado do cérebro predomine mais ou menos em pessoas diferentes.
A alternativa C) é a correta.
Não existem diferentes graus de lateralização entre homens e mulheres, mas entre pessoas, na realidade, a lateralização é um conceito ultrapassado que separa o cérebro em regiões, elas existem de fato, e elas são importante, mas todas elas estão interligadas.
Por exemplo, toda e qualquer memoria precisa acessar os centros dos sentidos, o dano a um centro de qualquer sentido, pode causar problemas de memoria.
Assim como falar que um hemisfério do cérebro é unicamente racional e o outro unicamente emocional é algo irreal, pois ambos os lados possuem papel nas emoções e racionalidades.
Espero ter ajudado!