Saudado por centenas de militantes de movimentos sociais de quarenta países, o papa Francisco encerrou no dia 09/07/2015 o 2o Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Segundo ele, a "globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença". Disponível em: cartamaior. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado). No texto há uma crítica ao seguinte aspecto do mundo globalizado: A Liberdade política. B Mobilidade humana. C Conectividade cultural. D Disparidade econômica. E Complementaridade comercial.
Respostas
A resposta correta é a letra D, que aponta que a disparidade econômica e a critica feita a globalização pelo autor do texto analisado, nesse caso se tem uma boa noção dos fatores de produção de cada pais pois os mesmo não estão globalizados.
Há na historia uma retomada do crescimento de países que apoas a 2ª guerra mundial onde alguns desenvolveram tecnologia e assim distribuirão para a população suas tecnologia tornando uma industria forte e competitiva, sendo assim tendo uma hegemonia dos meios de produção.
Resposta: D
Explicação: A abordagem feita na questão deixa claro que, para o Papa Francisco, “a justa distribuição dos frutos da terra e do trabalho humano não é mera filantropia, sendo, acima de tudo, um dever moral (...) as grandes economias mundiais sacrificam o homem sob os pés do ídolo dinheiro”. A questão evidência uma crítica ao atual modelo econômico, que intensifica as disparidades econômicas com repercussão direta no aprofundamento da pobreza.