O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou 248 ações fiscais e resgatou um total de 1 590 trabalhadores da situação análoga à de escravo, em 2014, em todo o país. A análise do enfrentamento do trabalho em condições análogas às de escravo materializa a efetivação de parcerias inéditas no trato da questão, podendo ser referenciadas ações fiscais realizadas com o Ministério da Defesa, Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Disponível em: portal.mte. Acesso em: 4 fev. 2015 (adaptado). A estratégia defendida no texto para reduzir o problema social apontado consiste em: A Articular os órgãos públicos. B Pressionar o Poder Legislativo. C Ampliar a emissão das multas. D Limitar a autonomia das empresas. E Financiar as pesquisas acadêmicas.
Respostas
respondido por:
38
É correta a alternativa A.
O que o texto deixa subentendido é que a ação bem-sucedida que permitiu o resgate de mais de mil trabalhadores em condições análogas a escravidão dependeu fundamentalmente da cooperação entre diversos órgãos públicos, que vão desde as forças militares até institutos de preservação ambiental.
Como o problema do trabalho escravo é complexo, envolvendo variações regionais, isolamento geográfico de algumas comunidades e uma desigualdade econômica profunda, para combatê-lo não bastaria apenas a repressão, apenas a supervisão ou apenas o acompanhamento legal, sendo necessária a cooperação entre as três coisas, ainda associadas à reinserção econômica destas pessoas.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás