Max Weber é o autor fundador da teoria burocrática das organizações. É também considerado, junto com Taylor e Fayol, uma das figuras seminais do pensamento administrativo; a teoria científica de Taylor, a clássica de Fayol e burocrática de Weber formam o que alguns chamam de teoria tradicional da administração, numa alusão ao caráter pioneiro das mesmas e ao fato de todas as demais (que as sucederam) reportarem-se a elas, seja para combatê-las, para complementá-las, para reformulá-las ou para superá-las. Entretanto, severas críticas têm sido estabelecidas com relação ao conceito de burocracia de Weber devido ao número de desvantagens que ocasiona. Segundo o conceito popular, a burocracia é entendida como sistema que prioriza organizações lentas e vagarosas, no qual o papelório se multiplica e se avoluma prejudicando a própria eficiência. Agora, analise as afirmativas a seguir:
I A charge critica o excessivo apego aos regulamentos e às rotinas burocráticas, o que contribui para a motivação e a espontaneidade criativa dos trabalhadores. II Segundo o texto, o leigo entende a burocracia como uma disfunção para o sistema e não como um recurso eficiente. III A charge enaltece o trabalhador como um especialista em normas e sugere que este é o modelo de eficiência que todos devem seguir. Está correto o afirmado somente em:
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II.
E) III.
Respostas
respondido por:
14
D) II.
A charge aponta para o fato de que os colaboradores apresentam uma maior eficácia dentro de suas empresas, a partir do momento em que a mesma torna-se mais desburocratizada.
Por conta disso, as empresas cada vez mais tem se tornado mais horizontais, fomentando a participação social, no sentido de garantir que as necessidades dos colaboradores sejam efetivadas, gerando maior produtividade.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás