Respostas
Resposta:
Na verdade, na verdade mesmo: por ambos!
Explicação:
Instintivamente, o ser humano é um ser comunicacional e relacional e nesse caso, quando ele se junta a uma sociedade (imaginemos o mundo como era na Pré-História), instintivamente ele procura um local para se abrigar e preservar sua vida de modo que sozinho, ele não consegue produzir todas as coisas que são necessárias para a sua sobrevivência; É aqui que entra a necessidade porque, durante a pré-história, a formação de pequenos grupos se dava pelo fato de uns se ajudarem aos outros sobretudo na caça, ou seja, enquanto uns saiam para caçar, outros ficavam nos assentamentos para defenderem-se de animais maiores e predadores além de outros "povos" hostis.
Agora, tem uma questão muito pertinente que na pergunta não está presente: Como os homens se agregam em sociedade com interesses tão díspares? Aí, entra o convencionalismo (se não aceitar as regras do grupo, racha fora!) de modo que a pessoa tem que aceitar (contra sua vontade) as leis daquela sociedade se quiser viver em paz ou preservar sua vida.
Então, a grosso modo sim, há o instinto de sobrevivência como aspecto preponderante mas também o da necessidade, principalmente porque o ser humano não consegue tais coisas sozinho. Imagine um homem ou uma mulher completamente sozinhos de tudo e tiverem de viver por 10 anos na floresta! Como procurarão comida? e no frio? Como terá energia suficiente para caçar e se defender contra os predadores?
Espero ter ajudado!
Thomas Hobbes sustenta que no gênero humano, diferentemente do animal, não existe sociabilidade instintiva.