A argumentação, e os gêneros textuais advindos dessa ação, estão constantemente presentes no nosso dia a dia, seja quando defendemos um ponto de vista ou quando tentamos convencer alguém de algo. Nesses casos, é necessário saber articular bem os argumentos para que se possa realmente convencer o destinatário. Nesse sentido, leia o excerto a seguir:
“Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido neste setor”.
Disponível em: . Acesso em 25 ago. 2019.
O excerto lido faz parte de um texto argumentativo no qual o autor procura convencer o leitor sobre a importância da educação para o desenvolvimento social. Nesse trecho é possível afirmar que o argumento utilizado foi
Alternativas
Alternativa 1:
argumentação por comprovação.
Alternativa 2:
argumentação por raciocínio lógico.
Alternativa 3:
argumentação por citação de autoridade.
Alternativa 4:
argumentação com base no senso comum.
Alternativa 5:
argumentação com a comprovação de dados.
Respostas
respondido por:
10
Alternativa 4.
Nota-se, com base na análise do texto acima, que há uma evidente utilização de argumentos baseados no senso comum para o desenvolvimento do argumento e raciocínio em questão.
Isso porque os elementos citados são fatos aceitos universalmente, e por isso, são eles são argumentos que não precisam de confirmação ou ainda, comprovação. Mas é claro que a apresentação de fatos ou citação de autoridade sempre será mais convincente.
frida17vieira:
Concordo
respondido por:
0
Resposta:
argumentação com base no senso comum.
Explicação: corrigida no ava, resposta correta.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás