• Matéria: Geografia
  • Autor: 060520
  • Perguntado 7 anos atrás

Um pouco sobre o turismo na sub região "agreste" nordestino

Respostas

respondido por: daviascerqueira
2

Agreste – corresponde à área de transição entre o sertão semiárido e a zona da mata, úmida e cheia de brejos. Essa sub-região é composta pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A principal atividade econômica nos trechos mais secos do agreste é a pecuária extensiva; nos trechos mais úmidos é a agricultura de subsistência e a pecuária leiteira. Predominam as pequenas e médias propriedades com o cultivo do algodão, do café e do sisal (planta da qual se extrai uma fibra utilizada para fabricar tapetes, bolsas, cordas, etc.). Outro elemento de destaque na economia local é o turismo, com a realização de festas que atraem multidões, como, por exemplo, as festas juninas.

Explicação:

O Agreste é uma mesorregião do Nordeste, localizada na zona de transição entre a Zona da Mata (litoral nordestino) e o Sertão.

Por ser uma faixa de transição, encontra-se no Agreste tanto a Mata Atlântica quanto a Caatinga. O clima predominante é o semiárido, sendo uma região menos úmida que a Zona da Mata e menos seca que o Sertão.

Por se encontrar no Planalto da Borborema, as altitudes no Agreste variam entre 500m e 800m, as maiores do nordeste brasileiro. Por conta disso, as massas de ar carregadas com umidade provenientes do Oceano Atlântico perdem força nessa região, causando intensas chuvas (chamadas chuvas orográficas) em parte do Agreste e em toda Zona da Mata, além de grandes secas na outra parte do Agreste e em praticamente todo Sertão.

As propriedades rurais nessa região são, geralmente, de pequeno e médio porte – chamadas de minifúndios – com a predominância da agricultura familiar e da rotação de culturas. Os principais produtos são o algodão, o café e o sisal (fibra retirada do agave para produzir cestos, cordas e tapetes).

A principal atividade econômica do Agreste é o artesanato, cujos produtos costumam ser negociados em grandes feiras e centros comerciais, localizados nas principais cidades da região, a saber: Caruaru (Pernambuco), Campina Grande (Paraíba), Feira de Santana (Bahia), Arapiraca (Alagoas) e Itabaiana (Sergipe).

Perguntas similares