Os temas transversais, apontados pelo Art. 8º da Portaria nº 2.446, DE 11 de novembro de 2014, que redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), servem como referência para a formação de agendas de promoção da saúde, para a adoção de estratégias e temas prioritários a serem atendidos. Eles estão em consonância com os princípios e valores do SUS e da PNPS. Leia com a atenção esta Portaria para responder a questão.
São considerados, entre outros, temas transversais da Política Nacional de Promoção da Saúde - PNPS:
I - A produção de saúde e cuidado: visa favorecer práticas de cuidado humanizadas, de acordo com as normas dos órgãos centrais de forma a direcionar a ação comunitária, o diálogo entre as diversas formas do saber popular, tradicional e científico.
II - O desenvolvimento sustentável: dá visibilidade aos modos de consumo e produção relacionados com o tema priorizado, mapeia as possibilidades de intervenção, implanta novas tecnologias disponibilizadas pelos órgãos centrais.
III - Os ambientes e territórios saudáveis: significa relacionar o tema priorizado com os ambientes e os territórios de vida e de trabalho das pessoas e das coletividades e identificar oportunidades de inclusão da promoção da saúde nas ações e atividades desenvolvidas.
IV - A vida no trabalho: visa estabelecer a interrelação do tema escolhido com o trabalho formal e não formal, com prioridade para os espaços urbanos, promovendo oportunidades de operacionalização de ações na lógica da promoção da saúde.
V - Os Determinantes Sociais da Saúde (DSS): considerando a equidade e respeito à diversidade, identificando as diferenças nas condições e nas oportunidades de vida, alocando recursos e esforços para a redução das desigualdades injustas e evitáveis.
É correto apenas o que se afirma em
I, II e III.
I, III e V.
II, III e IV.
I e V.
I, II, IV e V.
Respostas
respondido por:
14
A alternativa correta é a I, III e V.
A PNPS ratificou o compromisso do Estado brasileiro com a ampliação e a qualificação de ações de promoção da saúde nos serviços e na gestão do SUS; e, a partir de então, foi inserida na agenda estratégica dos gestores do SUS e nos Planos Nacionais de Saúde subsequentes, ampliando as possibilidades das políticas públicas existentes.
No cumprimento de suas atribuições de coordenar e estabelecer políticas públicas para garantir a integralidade da atenção à saúde, o Ministério da Saúde (MS) vem assumindo novas demandas e novos compromissos nacionais e internacionais.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás