Respostas
Resposta:
Eletrolise aquosa:
É uma eletrólise onde há a dissociação de um composto iônico em solução aquosa. O eletrodo deve ser inerte. É necessário considerar a reação de autoionização da água, onde são produzidos íon H+ e íon OH-. O composto iônico é dissolvido em água, ocorrendo a formação de íons livres, que produzirão a corrente elétrica.
Eletrolise ígnea:
Eletrólise ígnea é uma reação química de eletrólise, isto é, a separação de elementos químicos de um composto, feita com o eletrólito fundido, não ocorrendo sobre a solução do eletrólito. O termo ígnea vem do latim igneu, significando ardente.
A eletrólise ígnea ocorre com a substância fundida, sem a presença de água, enquanto a eletrólise aquosa ocorre com a presença de água.
Eletrólise ígnea e aquosa
A eletrólise trata da conversão da energia elétrica em energia química. A passagem de eletricidade pela solução fornece essa energia suficiente para que a reação química não-espontânea de oxirredução ocorra.
As substâncias submetidas à eletrólise podem estar fundidas (liquefeitas) ou em solução aquosa. Quando não há presença de água, trata-se da eletrólise ígnea e quando está em meio aquoso, trata-se da eletrólise aquosa.
Na eletrólise ígnea do cloreto de sódio, no qual a substância está no estado líquido, ocorre a formação de sódio metálico e gás cloro. Na do cloreto de magnésio ocorre a formação de magnésio metálico e gás cloro.
Quando a eletrólise ocorre em meio aquoso, o processo pode se tornar mais complexo que a eletrólise ígnea, pelo fato de conter água no meio havendo a possibilidade de ela ser oxidada ou reduzida, a depender das espécies químicas presentes.
Entenda mais sobre eletrólise ígnea e aquosa em: https://brainly.com.br/tarefa/12228131
#SPJ2