Leia o texto a seguir e explique porque as afirmativas incorretas são incorretas e porque a afirmativa “B” é correta. Utilize os conceitos abordados em aula, sobre o Racionalismo de René Descartes.
“O bom senso é a coisa que, no mundo, está mais bem distribuída: de facto, cada um pensa estar tão bem provido dele, que até mesmo aqueles que são os mais difíceis de contentar em todas as outras coisas não têm de forma nenhuma o costume de desejarem [ter] mais do que o que têm. E nisto, não é verosímil que todos se enganem; mas antes, isso testemunha que o poder de bem julgar, e de distinguir o verdadeiro do falso que é aquilo a que se chama o bom senso ou a razão, é naturalmente igual em todos os homens; da mesma forma que a diversidade das nossas opiniões não provém do facto de uns serem mais razoáveis do que outros, mas unicamente do facto de nós conduzirmos os nossos pensamentos por vias diversas, e de não considerarmos as mesmas coisas.” René Descartes
“Para Descartes, a forma de alcançar o verdadeiro conhecimento é através da razão; se esta não for capaz de alcançá-lo, isso acontece porque é falha. Em vez de seguir os conhecimentos recebidos, basta seguir o bom senso, já que o homem é racional. Nisso vê-se que o racionalismo está apresentado como uma espécie de naturalismo. Descartes considerava a razão como algo natural; além de ser comum a todos os homens, ela é una. Segundo o filósofo, as ciências exatas são o lugar onde a razão está mais bem expressa; por esse motivo, ele pegou emprestado o método matemático para aplicá-lo em seu sistema filosófico.” Mariana Cruz
Considerando-se os textos acima, é CORRETO afirmar que o pensamento cartesiano se caracteriza por
a) ser um pensamento que pretende recuperar os conhecimentos da tradição através da análise de nossas impressões sensíveis abalizadas pela razão.
b) ter como objetivo principal construir um sistema firme e seguro de conhecimentos no qual não haja lugar para crenças ou opiniões falsas.
c) defender uma forma de naturalismo que implica uma investigação profunda calcada no objeto fruto de nossa experiência cotidiana.
d) primeiramente separar os conhecimentos antigos e os novos para, posteriormente, uni-los em um novo paradigma.
e) renunciar a tratar das essências ou substâncias das coisas, voltando-se para a análise de suas qualidades subjetivas (cor, sabor, odor, etc.).
Respostas
respondido por:
5
A- Incorreta porque o racionalismo não analisa as impressões sensíveis. Quem faz isso é o empirismo
B- Correta. Através do metodo, Descartes procura um caminho seguro para o conhecimento verdadeiro
C- Incorreta porque o racionalismo não busca a experiência cotidiana, o empirismo sim
D- Racionalismo não separa os conhecimentos
E- Racionalismo não analisa subjetivamente
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás