Treliças são sistemas estruturais construtivos que são caracterizados por ser formados por membros (ou elementos) delgados conectados nas extremidades por articulações (nós) rotuladas com carregamentos são feitos apenas nestes nós. Essas hipóteses fazem com que os elementos sofram apenas esforços axiais (Beer et al., 2019). Enquanto que máquinas e suportes estruturais são sistemas em que pelo menos um dos elementos tem carregamentos multiforça que, geralmente, os esforços desenvolvidos no elemento não serão colineares com seu eixo axial (Meriam & Kreige, 2015). Considere essas definições e os conteúdos estudados e elabore um texto dissertativo explicando: qual a diferença entre uma treliça plana e uma treliça espacial; quais as vantagens do uso de treliças tanto do ponto de vista de projeto, quanto do ponto de vista de complexidade de cálculo; explique de forma simplificada, os métodos dos nós e método das seções, se desejar pode criar um exemplo; explique o quer são treliças e estruturas estáticas, hiperestática e hipoestáticas.
Respostas
respondido por:
0
As treliças planares são aquelas em que todas as partes da estrutura se encontram no mesmo plano. As treliças espaciais são aquelas que ocupam as 3 dimensões. A vantagem do uso das treliças na engenharia (particularmente em pontes) é que elas criam estabilidade nas estruturas e o cálculo é relativamente simples (determinação de carga sobre os nós e as hastes).
O método dos nós resolve um número de equações lineares associada a cada esforço das hastes, de igual número ao de nós. O método das seções é semelhante, mas pelo número das seções.
Os tipos de treliças (estáticas, hiperestática e hipoestáticas), variam em termos de grau de liberdade de movimento e tipos de apoio.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás