Estratégia 1 – O despertar visual
Para realizar o despertar visual, é preciso analisar suas competências e suas qualidades positivas e negativas. Uma empresa como a GOL, ao analisar suas competências, compreendeu que tinha diversas qualidades para competir no mercado da aviação, mas também diversos “defeitos”, ou limitações. Como qualidade, a GOL tinha a experiência de ter sido bem-sucedida no ramo de transporte terrestre, tinha uma estrutura de custos enxuta, tinha a humildade de saber que era uma pequena empresa num mercado de grandes corporações e tinha um grande conhecimento de relacionamento com clientes de baixa renda.
Como “defeito”, a GOL tinha uma grande limitação de recursos e pouca experiência no ramo da aviação. Provavelmente estas “limitações” ajudaram a empresa a desenvolver estratégias diferenciadas das outras empresas do setor, o que, em grande medida, foi responsável por seu sucesso.
Estratégia 2 – A exploração virtual
Uma vez consciente de suas qualidades e limitações, a empresa precisa conhecer agora o mercado, os concorrentes e os clientes. É necessário imaginar as tendências futuras e perceber antes dos concorrentes o que é valor hoje e o que será valor amanhã para o mercado. Para isto, é preciso pesquisar, conhecer, conversar com clientes, ir ao mercado, descobrir tudo que puder sobre os clientes e sobre os concorrentes.
Nesta etapa, provavelmente a GOL estudou o comportamento de seus principais concorrentes e tentou imaginar uma forma de agir diferente para poder competir num mercado tão difícil. Ao analisar a concorrência a GOL percebeu que era inútil tentar vencer em um mercado tão competitivo disputando os mesmos espaços que as empresas tradicionais no setor, assim buscou encontrar fórmulas alternativas de atuação. A resposta óbvia para os executivos da GOL era tentar conquistar o tipo de cliente que ela conhecia tão bem, ou seja, os usuários das linhas de transporte terrestre. Dessa forma, montou toda sua estratégia para conquistar este tipo de cliente que vinha sendo negligenciado pelas outras companhias.
Estratégia 3 – Visualização da estratégia
Nesta etapa é preciso montar seu plano tático-estratégico, uma vez que a empresa já fez uma análise de suas próprias competências e já conheceu melhor o mercado para definir qual será o melhor plano estratégico a executar. A GOL tinha definido competir na parte baixa do mercado da aviação civil, ou seja, conquistar os clientes de baixa renda que teriam interesse em utilizar os seus serviços, desde que tivessem condições para tal. Para isto, a GOL buscou implantar um sistema de custos reduzidos que pudesse viabilizar sua estratégia.
Começou por mudar a forma de comercialização das passagens, realizando praticamente todas suas operações pela internet, e eliminando os intermediários, o que significou uma redução significativa em seus custos. Em seguida, implantou um sistema de viagens sem luxo algum, em termos de atendimento de bordo, o que era comum na aviação. O resultado? Mais redução de custos.
Outra “cartada genial” foi a utilização de promoções noturnas, com passagens a baixíssimo custo. Os aviões que antes ficavam parados no pátio dos aeroportos, passaram a realizar viagens noturnas, “lotados”, o que significou uma entrada de dinheiro extra, que não viria de outra forma.
Estratégia 4 – Fazendo a comunicação ao mercado
Montada a estratégia, só restava à GOL comunicar seu plano ao mercado, e a companhia o fez de forma competente, sem vergonha alguma. A mensagem era a seguinte: “olha pessoal, chegou a hora de popularizar o transporte aéreo, viajar de avião pagando preço de passagem de ônibus”. Como tinha um sistema de custos operacionais que chegavam a ser 60% menores do que seus principais concorrentes, a GOL conseguiu viabilizar sua estratégia.
Em muitos casos, numa viagem entre Rio e São Paulo, ou São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, era mais econômico viajar de avião do que de ônibus leito. A partir da comunicação de sua estratégia ao mercado, a GOL rapidamente construiu novas fronteiras para o mercado da aviação civil, e passou a ocupar sozinha este mercado. Como não tinha concorrentes, a empresa passou a nadar no oceano azul da aviação civil.
Vamos debater: Considerando o caso apresentado, como a Gol Linhas Aéreas conseguiu ganhar mercado popularizando o voo aéreo doméstico?
Respostas
A Gol Linhas Aéreas conseguir ganhar mercado ao popularizar o voo aéreo doméstico através da comunicação de sua estratégia ao mercado e da rápida construção de novas fronteiras para o setor, além de não possuir concorrentes no ramo.
Foi fundamental para a empresa a realização dos quatro passos para a visualização dessa estratégia, assim como a descoberta de novos mercados ou fronteiras, sempre criando uma inovação de valor.
Bons estudos!
Resposta:
Explicação:
A Gol linhas aéreas conseguiu obter sucesso e se alavancar no ramo da aviação civil após, dar alguns passos para trás e trassar algumas estratégias fundamentais para o sucesso. Além disso deve-se considerar que a análise de mercado e finanças e um plano bem de definido e, além disso, colocar tudo isso em prática, foram primordiais ao sucesso da empresa. Convém ressaltar que o fato de a empresa ter aberto seu capital na bolsa de valore, rever seus pontos positivos e negativos, e ainda, cortar gastos e ter como escopo as classes econômicas menos favorecidas, estendendo assim o alcance de seus. Dessa forma ela fez o que seus concorrentes não fizeram, que era negligenciar a classe "econômica". Outro fator a ser analisado, é que por meio da internet a gol facilitou as compras de passagens e reduziu custos, e ainda criou promoções para vôos noturnos, que por sinal foi um sucesso. Por fim, com atitudes simples e visionárias de planejamento estratégico a Gol passou liderar o cenário da aviação civil.