Respostas
Resposta:
O nome pode parecer assustador, mas a Lua de Sangue, ou Lua Sangrenta, é um dos fenômenos astronômicos mais belos que podemos observar a olho nu. Como a lua sangrando pode ser algo belo? Na verdade, Lua de Sangue é só um nome impactante que deram para o fenômeno em que a lua fica avermelhada. Portanto, fiquem tranquilos, a lua não sangra.
O fenômeno é raro e acontece em eclipses da Superlua. O eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão em perfeito alinhamento, e o planeta fica no centro. Em relação ao Sol, a Lua é ocultada pela Terra, ou seja, os raios solares não chegam até o satélite, e a sombra do planeta é projetada na Lua, que “escurece”. Já a superlua ocorre quando o satélite está na sua fase cheia e no ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu.
A junção dos dois fenômenos, eclipse lunar e superlua, causa a Lua de Sangue. A cor avermelhada deve-se a uma relação entre a proximidade da Lua com a atmosfera terrestre e os raios solares. O sol emite luzes de todas as cores, mas quando a Lua está próxima da Terra, apenas as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas da atmosfera terrestre para o nosso satélite natural, o que torna a Lua vermelha.
Explicação:
- Oii....
Espero lhe ajudar ; )
Resposta:
Os fenômenos da superlua e da lua de sangue consistem básicamente em que, o primeiro a lua pode ser vista muito mais grande enquanto a que o segundo, é o color que adopta a lua durante um eclipse.
As superluas são um fenômeno que ocorre quando a fase da lua cheia, que ocorre quando o satélite da Terra é totalmente iluminado pelo sol, coincide com o perigeu da órbita lunar, o ponto da órbita que acerca mais a lua à Terra, por isso parece até 14% maior que o normal.
Um dos fenômenos mais estranhos, mas mais interessantes de se ver, é o eclipse lunar. Durante esse fenômeno, a Lua passa por trás da sombra da terra, escurecendo. No entanto, a atmosfera da Terra dispersa a luz azul e verde, deixando a vermelha passar.
Durante o eclipse, a lua passa por essa sombra e, em vez de receber luz solar, recebe o brilho vermelho da nossa atmosfera. Dessa maneira, o eclipse nos mostra uma lua fora do comum, um fenômeno que muitos chamam de lua de sangue.
Espero ter lhe ajudado,
ass....