A governança corporativa fez sucesso durante o final do século XIX. Não bastasse, sua importância ainda é ventilada por todo o mundo. A governança tornou-se pública no Brasil, em parte, pela pressão popular. Sobre a gestão pública brasileira e sua relação com a governança corporativa, assinale a alternativa correta.
A) A governança corporativa no Brasil surgiu como parte da burocracia estatal com a finalidade de controle da classe política sobre os desejos da população, que se tornavam cada vez maiores e mais caros. Por isso, foi preciso refrear o povo.
B) A administração pública e a governança corporativa foram interligadas por meio da pressão popular, para a criação de políticas e direitos de forma mais ampla. A criação e manutenção de direitos exigem responsabilidade com os gastos públicos.
C) A austeridade não consiste em prática da governança pública. Isso se explica pelo fato de a austeridade retirar o investimento público em áreas prioritárias como saúde, educação e segurança pública. Portanto, responsabilidade nada tem a ver com austeridade.
D) A governança pública no Brasil surgiu espontaneamente. Isso se deu devido à redemocratização e à eleição de uma assembleia constituinte, que determinou ações responsáveis de políticos quanto à gestão pública.
E) É difícil afirmar que as práticas de governança corporativa estiveram, por muito tempo, atreladas ao neoliberalismo. Isso se deve a algumas características de modelo político, como a estatização e o nacionalismo.
Respostas
respondido por:
9
A administração pública e a governança corporativa foram interligadas por meio da pressão popular,para a criação de políticas e direitos de forma mais ampla.A criação e manutenção de direitos existem responsabilidade com os gastos públicos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás