Uma produção textual que apresenta as semelhanças e as diferenças entre Conde de Monte Cristo (Filme) e A Viuvinha (pode-se, também, mostrar as características do período romântico em cada uma das obras)
Respostas
Explicação:
A principio,Villefort simpatiza com Edmond e promete ajudar,mas quando descobre que o seu pai está envolvido num plano para assassinar o Rei, decide enviar Edmond para a prisão de If para ninguem o voltar a ver.
Passam quinze anos até Edmond conseguri fugir da prisão, nesse tempo conhece frei Faria, um estranho idoso, que se converte num segundo pai e melhor amigo de Edmond.
Faria ensina a Edmond linguas, matemática, fisica e outras disciplinas que virão a provar-se uteis no futuro.
Uma vez fora da prisão, Edmond reinventa-se e converte-se em três personagens, Abade Busini, Lorde Wilmore e Conde de Monte Cristo.O seu objectivo é vingar-se daqueles que o encarceraram, mas primeiro tem que se infiltrar na sociedade, e os seus inimigos tambem evoluiram.
Danglars é agora Barão e banqueiro,um dos mais importantes de Paris: Fernand é Conde de Morcef e casado com Mercedès com quem teve um filho, Albert: Villefort é juiz do Rei e Caderousse converteu-se num depravado ladrão.
O seu charme, exotismo e dinheiro que ganhou graças a informações de Faria ganham a Edmond um lugar na aristocracia Parisiense onde se move e planeia a sua vingança.
O livro pode ser dividido em duas partes,a primeira que apresenta Edmond como um jovem e ingénuo marinheiro cuja ambição é ser capitão e casar com Mercedès. Nesta primeira parte o leitor vê as mudanças de comportamento e crenças causados pelo azar em Edmond.