De acordo com a PORTARIA Nº 2.446, de 11 de novembro de 2014 são temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos interfederativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias:
Assinale a afirmativa CORRETA:
Participação e controle social, que compreende a ampliação da representação e da inclusão de sujeitos na elaboração de políticas públicas e nas decisões relevantes que afetam a vida dos indivíduos, da comunidade e dos seus contextos.
Formação e educação permanente, que compreende mobilizar, sensibilizar e promover capacitações para gestores, trabalhadores da saúde e de outros setores para o desenvolvimento de ações e educação em promoção da saúde e incluí-la nos espaços de educação permanente.
Gestão, entendida como a necessidade de priorizar os processos democráticos e participativos de regulação e controle, planejamento, monitoramento, avaliação, financiamento e comunicação.
Vigilância, monitoramento e avaliação, enquanto uso de múltiplas abordagens na geração e análise de informações sobre as condições de saúde de sujeitos e grupos populacionais, visando subsidiar decisões, intervenções e implantar políticas públicas de promoção da saúde.
Comunicação social e mídia, enquanto uso das diversas expressões comunicacionais, formais e populares, para favorecer a escuta e a vocalização dos distintos grupos envolvidos, contemplando informações sobre o planejamento, execução, resultados, impactos, eficiência, eficácia, efetividade e benefícios das ações.
Respostas
respondido por:
0
A vigilância no setor da saúde, tem grande importância pois ela auxilia diretamente no fomento das políticas públicas que surgem como uma série de medidas para a proteção, cuidado, e, manutenção da sociedade como um todo.
Deste modo, ela pode se aplicar em diversos setores como por exemplo:
Na saúde; (Como evidenciado em questão)
Na educação;
Nos transportes;
Na segurança;
No lazer, entre outros.
Assim, cabe as gestões municipais, estaduais e federais organizar essas medidas e direciona-las como um todo.
honoriocamilaa:
Mas qual é a alternativa entao ?
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás