A charge a seguir aborda o problema do trabalho escravo, ainda presente na realidade da sociedade brasileira, tanto no campo quanto na cidade. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) utiliza como critério principal para a caracterização do trabalho escravo atual a sujeição física ou psicológica do trabalhador. Segundo a Organização Internacional do Trabalho no Brasil (2005), “a característica mais visível do trabalho escravo é a falta de liberdade. As quatro formas mais comuns de cercear essa liberdade são: servidão por dívida, retenção de documentos, dificuldade de acesso ao local e presença de guardas armados. Essas características são frequentemente acompanhadas de condições subumanas de vida e de trabalho e de absoluto desrespeito à dignidade de uma pessoa”.
Respostas
respondido por:
5
O trabalho escravo pode ser identificado como ação muito presente diante dos séculos passados, iniciado com o processo de tráfico negreiro, muito rentável, que permitiu a ocorrência de relações de trabalho totalmente desumanas.
Atualmente, sabe-se que infelizmente o trabalho escravo ainda ocorre, entretanto, de uma forma mais velada, por ser uma atitude considerada crime. Medidas governamentais, além da aprovação de leis são voltadas para alteração deste cenário.
respondido por:
0
Resposta:
essas informações são realmente verídicas?
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás