Respostas
Resposta:
Oikos é uma palavra de origem grega e que pode ser traduzida para o português como “casa”, “ambiente habitado” ou “família”.
Na Grécia Antiga, o oikos era o nome dado para a unidade básica de uma sociedade, formada pelo chefe, representado pelo homem mais velho, sua família (filhos e esposa) e seus escravos, que conviviam em um mesmo ambiente doméstico.
O Genos era um tipo de organização social da Grécia Antiga, durante o Período Homérico. Eram uma espécie de clãs ou grandes familias. Cadageno era chefiado pelo homem mais velho e o poder era passado do pai para o filho primogênito.
A principal diferença entre oikos e genos é que o primeiro termo engloba mais do que a família, enquanto o genos se refere à conexão sanguínea.
Como diferenciar oikos e genos?
O oikos na Grécia Antiga compreende um núcleo formado por três instâncias:
- Família: o núcleo familiar relacionado ao oikos não se limita apenas às relações de sangue, mas engloba também qualquer pessoa que auxiliasse no andamento do oikos, como escravos da família, trabalhadores livres e ocasionalmente viajantes procurando trabalhar para receber alimento.
- Propriedades: as posses do oikos (seu território e animais) eram administradas principalmente pelo pai da família, que detinha o poder supremo na hierarquia do oikos e detinha poder para representar os interesses de seu oikos frente a pólis.
- Casa: a unidade familiar fixa no território.
Já o termo genos se refere ao laço sanguíneo entre indivíduos, não define a família de forma tão abrangente como o oikos mas determina uma conexão familiar em que os membros compartilham um mesmo nome (como um sobrenome) que determina sua origem comum.
Aprenda mais sobre Grécia Antiga em: https://brainly.com.br/tarefa/33351174
#SPJ2