• Matéria: ENEM
  • Autor: raianeveronez
  • Perguntado 7 anos atrás

O melasma é definido como a hiperpigmentação adquirida que ocorre com exclusividade em áreas fotoexpostas, em especial,à face e ,ocasionalmente,no pescoço e nos antebraços. Ocasiona uma deformidade facial significativa, promovendo hiperpigmentação. Afeta mais comumente mulheres e pode ser particularmente desfigurante e psicologicamente angustiante para os pacientes, afetando sobremaneira a qualidade de vida deles.

Com relação à sua etiopatogenia, é correto afirmar que:.

a.
É unifatorial e já está bem elucidada, sendo sua causa única, fatores hormonais.

b.
É uma afecção com baixa prevalência e, por isso, não se estuda a etiopatogenia. A hidratação não é relevante para o tratamento.

c.
É multifatorial, está relacionada com fotoexposição, alterações hormonais, uso de drogas fototóxicas, distúrbios tireoideanos, entre outros. Existem diversas formas de tratamento e devemos nos preocupar inclusive com o nível de hidratação da pele e o uso de antioxidantes.

d.
É multifatorial e todos os mecanismos desencadeantes já estão claramente elucidados.

e.
É unifatorial e seus mecanismos desencadeantes não estão bem elucidados, mas sabe-se que a exposição solar não está relacionada àetiopatogenia dessa afecção estética.

Respostas

respondido por: alinek25
22

Resposta:

C - É multifatorial, está relacionada com fotoexposição, alterações hormonais, uso de drogas fototóxicas, distúrbios tireoideanos, entre outros. Existem diversas formas de tratamento e devemos nos preocupar inclusive com o nível de hidratação da pele e o uso de antioxidantes.

respondido por: josykelly76pelw7b
7

Resposta:

Letra C) É multifatorial, está relacionada com fotoexposição, alterações hormonais, uso de drogas fototóxicas, distúrbios tireoideanos, entre outros. Existem diversas formas de tratamento e devemos nos preocupar inclusive com o nível de hidratação da pele e o uso de antioxidantes

Explicação:

Fiz e acertei.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares