Oque é glândula endróquina?
Oque é glândula exócrina?
Dê exemplos de substâncias endróquinas e exócrinas!
Respostas
As glândulas exócrinas são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. As secreções não são despejadas na corrente sanguínea, mas em outros órgãos, ou para o exterior do corpo, através de canais. Além disso, glândulas exócrinas não se associam a vasos sanguíneos e apresenta um canal de excreção.
Quanto ao tipo de secreção
Mucosa: Secretam proteínas glicosiladas que se tornam altamente hidratadas, formando um gel espesso e viscoso, chamado mucina, com função de proteção contra atrito (lubrificante) ou ação de substâncias corrosivas. Ex.: Epitélio glandular do estômago.
Serosa: Secretam um fluido aquoso, rico em proteínas (especialmente enzimas). Ex.: Epitélio glandular da porção exócrina do pâncreas
mista: Secretam substâncias de natureza variada, como proteínas, glicoproteínas, lipídios. Ex. Epitélio glandular da glândula mamária.
Glândula endócrina é uma glândula do sistema endócrino que secreta substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. A tireoide é uma glândula endócrina. Existem ainda as glândulas anfícrinas, que são simultaneamente endócrinas e exócrinas.
Exemplo de substancias liberadas por glândulas endócrinas: Ocitocina, ADH, GH, Prolactina, etc.
O que é glândula endócrina? glândula endócrina é uma glândula do sistema endócrino que secreta substâncias que são laçadas diretamente na corrente sanguínea.
O que é glândula exócrina? as glândulas exócrinas são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. As secreções são despejadas na corrente sanguínea, mas em outros órgãos, ou para o exterior do corpo, através de canais.