• Matéria: História
  • Autor: vasquesamanda
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o trecho a seguir:


"O tema “relações civis-militares” é um dos mais velhos da ciência política, como dito por Eliot A. Cohen (COHEN, 2002, p. 241), e se ressente da existência de pouquíssimas teorizações a respeito, conforme explica Samuel Huntington (HUNTINGTON, 1957, p. 7). A integração entre as instituições militares, os decisores políticos do governo e o resto da sociedade representa o foco das relações civis-militares e a base da democracia, conforme referenciado por Brian Loveman (LOVEMAN, 1999, p. 5). Estamos de volta à famosa “Pirâmide de Clausewitz”, considerada a base para o estudo das relações de poder: Política, Militares e Povo. Dentro desta linha de pensamento, surge o conceito de democracia efetiva, na qual a autoridade encontra-se centrada no povo e em seu nome o poder será exercido, dando voz, simultaneamente, aos vitoriosos e aos derrotados em um pleito eleitoral".

Fonte: FERREIRA, Cel Inf Vladimir Schubert Neiva. As Relações Civis-Militares em Novos Tempos. Análise Estratégica, Vol 8 (2), Mar/Maio. 2018, p. 6.

Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina Estudos Estratégicos, assinale a alternativa que indique, corretamente, um dos maiores desafios para as relações-civis militares durante a consolidação de regimes democráticos:

A
O processo de consolidação de uma democracia acaba por desestabilizar as relações entre civis e militares em uma sociedade, levando ao distanciamento dos objetivos e interesses desses dois grupos.

B
O relacionamento entre civis e militares em democracias é dificultado pela pluralidade de ideias e posicionamentos em uma sociedade. Dessa forma, a homogeneização de pensamento é fundamental para a melhor operação da defesa nacional.

C
As dificuldades concernentes às relações civis-militares em situações de transição de regimes autoritários para democráticos diz respeito à falta de disciplina das populações.

D
A maior problemática envolvendo as relações entre civis e militares é o descaso desses últimos com a defesa da manutenção da normas constitucionais democráticas.

E
Um dos desafios para as relações entre civis e militares é garantir o comprometimento das elites militares com a manutenção da democracia e a conscientização das elites políticas sobre a importância do aparato de defesa nacional.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
7

É correta a alternativa E.

O principal obstáculo que se pôs no restabelecimento de relações sociais entre civis e militares no contexto da Redemocratização foi na desconfiança mútua entre os grupos, de modo que tanto os civis quanto os militares consideravam que o "outro grupo" desconsiderava algo que viam como fundamental.

Os civis temiam que os militares repetissem a prática do golpe (coisa que fizeram em 1930, 1946 e 1964, por exemplo), de modo que viam como frágeis as instituições, enquanto os militares temiam que o governo civil não fosse capaz de garantir a soberania nacional.

Perguntas similares