• Matéria: História
  • Autor: vasquesamanda
  • Perguntado 7 anos atrás

"De acordo com uma visão credenciada na matéria, a democracia é uma condição sine qua non na verificação da paz, sendo (quase) igualmente certo que a paz se torna necessária para que a democracia possa subsistir. Assim, a partida, também a defesa da paz, enquanto valor universal, deve associar-se à defesa da democracia, enquanto outro valor universal. Esta constatação suportou a criação da, chamada, teoria da paz democrática, cujo desenvolvimento terá ocorrido a partir dos anos 1960s. Na verdade, os primórdios desta visão teórica, afirmando ser menos provável a ocorrência de conflitos entre países democráticos, podem associar-se aos trabalhos de alguns filósofos (políticos), em particular Thomas Paine (1776), Imannuel Kant (1795) e Alexis de Tocqueville (1835,1840). Mais recentemente, a literatura sobre a paz e a democracia tem explorado as várias dimensões associadas à paz e à democracia, bem como as suas relações com outros aspectos, nomeadamente o desenvolvimento (Galtung e Scott, 2008)".

Fonte: CALEIRO, António Bento. Paz e Democracia: De que forma estão relacionadas? Perspectivas, Journal of Political Science - Special Issue, p. 17-23. Disponível em: .


Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos discutidos no decorrer da disciplina de Estudos Estratégicos, assinale a alternativa que indique, corretamente, porque Estados com regimes democráticos tendem a fazer melhores escolhas estratégicas relacionadas a conflitos armados:
A
O elemento que faz com que as democracias se tornem melhores decisores estratégicos em conflitos armados é o investimento despendido em produção de materias jornalísticas sobre a importância do conflito.

B
Um dos aspectos que torna a decisão estratégica em torno do envolvimento em conflitos armados em democracias mais efetivas do que em governos autoritários é a pressão exercida pela opinião pública sobre as motivações e os ganhos obtidos com o conflito.

C
Os governos democráticos tendem a tomar melhores decisões estratégicas em conflitos armados na medida em que possibilitam total autonomia para as forças armadas, desconsiderando qualquer tipo de intervenções da opinião pública.

D
Os regimes democráticos costumam tomar melhores decisões estratégicas nos conflitos por estabelecer um sistema de consulta pública sobre as decisões que devem ser tomadas no campo de batalha.

E
As democracias costumam tomar melhores decisões estratégicas em conflitos armados em decorrência do fato de que as mesmas tendem a se arriscar mais nos procedimentos adotados.

Respostas

respondido por: makmorales
3

Letra B: os Estados com regimes democráticos tendem a fazer melhores escolhas estratégicas pois a opinião pública está a vigiar e a se manifestar fortemente em relação às decisões tomadas sobre conflitos armados.

Exemplos de como estados com regimes democráticos podem até mesmo conflitos armados poderiam ser resumidos ao recente caso onde o Irã desafiou os Estados Unidos. Como a opinião pública é fortemente contra uma guerra, Trump acabou recuando em seus pronunciamentos.

Abraços!

Perguntas similares