Leia o texto a seguir:
“Argumentos alinhados com uma abordagem centrada no Estado tendem a considerar a América do Sul como uma zona de paz em decorrência da baixa incidência de conflitos interestaduais na região. Para Arie Kacowicz, a paz regional é resultado de diferentes eventos ao longo da história, entre os quais: o papel hegemônico dos EUA e do Brasil; a formação de um equilíbrio de poder nos períodos de 1883-1930 e 1970-1980; a percepção mútua de ameaça, especialmente contra os EUA; afastamento nos principais problemas de segurança global; os efeitos da democratização; desenvolvimento econômico e prosperidade nos últimos anos; interdependência econômica e integração; o consenso normativo sobre a gestão de conflitos e; satisfação com o status quo na região (Kacowicz 1998, 122). Essa percepção de que a América do Sul se constitui em uma zona de paz internacional também é descrita por Kalevi Holsti e Benjamim Miller. Segundo Holsti, a América do Sul no século XX teve uma era de paz relativa se comparada ao registro de guerra na Europa nos séculos XIX e XX (Holsti 1996). Para Miller, “[exceto] para a América do Norte, a América do Sul tem sido a área mais pacífica do mundo no século XX” (Miller 1997, 325)”.
Fonte: FERREIRA, Marcos Alan S. V. Violência e Criminalidade na América do Sul: desafios atuais e as respostas da UNASUL. Paper preparado para o 5º Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais, realizado em 29 a 31 de julho de 2015. Tradução nossa, p. 2-3.
Na contextualização acima é possível perceber que a América Latina tende a ser percebida como uma região pacífica. Isso se dá em decorrência do baixo número de conflitos entre Estados na América Latina. Tendo isso em conta, bem como os conteúdos discutidos na disciplina Estudos Estratégicos, assinale a alternativa que indique, corretamente, uma das razões apresentadas na aula 3 para o menor número de conflitos registrados no continente latino-americano:
A
A cultura latino-americana de base ameríndia possui um sistema de crenças e valores que impediram que os Estados do continente adotassem posturas mais violentas nas relações internacionais.
B
A geografia latino-americana, altamente acidentada e marcada por uma distribuição de recursos igualitárias, fez com o que os Estados da região tivessem poucas relações entre si.
C
Em certa medida, a colonização legou aos Estados latino-americanos a falta de capacidade estatal – incluindo a militar – que levou a menor ocorrência de guerras interestatais na região.
D
As políticas internacionais de caráter pacifistas adotadas pelos Estados latino-americanos possibilitaram que, historicamente, não ocorressem confrontos armados na região.
E
A intervenção histórica de agentes internacionais fomentou uma cultura de paz na América Latina, de modo que os Estados da região se comportam de forma mais civilizada na política internacional.
Respostas
respondido por:
11
Sobre as questões militares na América latina, temos que a resposta certa é a:
C Em certa medida, a colonização legou aos Estados latino-americanos a falta de capacidade estatal – incluindo a militar – que levou a menor ocorrência de guerras interestatais na região.
Isso porque a forma de colonização da América propiciou o fato de os países não serem belicistas nem fomentarem incursões militares por outros países fronteiriços
Importante notar ainda o fato de que alguns países ainda estão em fase de desenvolvimento o que propicia poucos recursos para as questões bélicas.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás