• Matéria: Filosofia
  • Autor: jackcieneramos2
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão 2/5 - Fundamentos da Filosofia
Leia os fragmentos de texto a seguir:


“‘Os prazeres de Ogum são o combate e as brigas. [...] Ogum mata o marido no fogo e a mulher no fogareiro. Ogum mata o ladrão e o proprietário da coisa roubada!’ Ogum, arrependido e calmo, lamentou seus atos de violência, e disse que já vivera bastante, que viera agora o tempo de repousar. Ele baixou, então, sua espada e desapareceu sob a terra. Ogum tornara-se um orixá”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VERGER, Pierre Fatumbi. Lendas africanas de Orixás. Trad. Maria Aparecida da Nóbrega. 4ª ed. Salvador: Corrupio, 1997. p. 18,19.


“Epimeteu tratou de atribuir a cada animal seus dons variados [...]. Quando, porém, chegou a vez do homem [...] Epimeteu gastara seus recursos com tanta prodigalidade que nada mais restava. Perplexo, recorreu a seu irmão Prometeu, que, com a ajuda de Minerva, subiu ao céu e acendeu sua tocha no carro do sol, trazendo o fogo para o homem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BULFINCH, Thomas. O Livro de Ouro da Mitologia: História de deuses e heróis. Trad. David Jardim Júnior. 26ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. p. 20.


A lenda de Ogum e o mito de Epimeteu e Prometeu são duas de muitas histórias que compõem o grande compêndio de cosmologia dos Orixás e da cosmologia grega, respectivamente. Analisando suas características mais essenciais podemos traçar alguns paralelos entre eles. A esse respeito, de acordo com os fragmentos selecionados e os conteúdos do livro-base Caminhos da filosofia, é correto afirmar que um dos paralelos diz respeito:
A à inefabilidade das divindades, segundo à qual toda ação divina deve sempre ser considerada como a melhor ação possível.
B ao caráter humano das divindades que predomina nas ações divinas, em que há um grande controle sobre as paixões e emoções.
C à correspondência entre as divindades e os fenômenos da realidade, dado que as ações divinas são causas dos acontecimentos do mundo.
D à ausência divina no devir do mundo, onde todo fenômeno é alheio a intervenções divinas.
E à miséria como resultado recorrente das ações e intervenções divinas no mundo, bem como sua principal forma de interação com a humanidade.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
4

É correta a alternativa C.

Nos dois casos há exemplos de erros que foram cometidos pelas divindades, assim como de descontrole: Ogum não conseguia controlar a sua raiva, distribuindo tanto a justiça (a punição do crime) como a injustiça (a punição da vítima) e Epimeteu, atribuído de uma função de distribuir dons, "calculou mal" a sua tarefa, dando demais a alguns e se vendo sem nada para dar aos homens.

Há também aí uma relação dos deuses com o mundo humano: o fogo teria sido uma dádiva de Prometeu, e a punição dos crimes e as guerras um resultado da intervenção de Ogum, com resultados mistos.

respondido por: lidianaloka
0

Resposta:

C

Explicação:

Perguntas similares