“Não devemos tampouco ignorar a substancial diferença entre velhos e novos nacionalismos, os primeiros incluindo não apenas as nações 'históricas' que ainda não possuíam seu próprio Estado, mas também as que havia longo tempo o possuíam. Quão britânicos os britânicos se sentiam? Não muito, apesar da inexistência, nessa época, de qualquer movimento autonomista gaulês ou escocês. Havia nacionalismo inglês, mas não era compartilhado pelas menores nações das ilhas britânicas. Os imigrantes ingleses para os Estados Unidos tinham orgulho de sua nacionalidade, sentindo, portanto, certa relutância em se tornarem cidadãos americanos, mas os imigrantes escoceses ou gauleses não tinham tal lealdade.” O texto-base traz considerações sobre o nacionalismo europeu do século XIX segundo a perspectiva do historiador britânico Eric Hobsbawm. A partir de sua leitura e de seus conhecimentos sobre o tema, assinale as afirmativas a seguir com Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Hobsbawm dá um tratamento matizado para o nacionalismo europeu oitocentista. Como exemplo, o historiador cita o caso inglês, mostrando como, embora o sentimento nacionalista não fosse difundido de maneira uniforme pelo país, a relutância dos ingleses em aceitar a nacionalidade norte-americana mostra como, em algum grau, o orgulho nacional se fazia sentir. ( ) Um dos possíveis contrapontos à tese de Hobsbawm é a difusão mais generalizada do sentimento nacionalista na Alemanha do período, particularmente o pangermanismo. Durante a Primavera dos Povos, esses nacionalistas, guiados, sobretudo, por conservadores, obtiveram diversas vitórias militares e, ao se associaram a Bismarck, encaminharam o processo de Unificação da Alemanha. ( ) Segundo a tese de Hobsbawm, a alteridade é um elemento para o fortalecimento do sentimento nacionalista. Desta forma, mesmo os ingleses não partilhando de um nacionalismo generalizado quando em território nacional, o fato de, ao imigraram para os EUA, recusarem a cidadania local mostra uma consolidação do nacionalismo em terras estrangeiras. Considerando as afirmativas acima, a sequência correta de V (Verdadeiro) e F (Falso) é: Alternativas: a) V, V, F. b) V, F, V. c) V, F, F. d) F, V, F. e) F, F, F.
crentebonate:
porque você não responde de uma forma que possamos entender a sua resposta
Respostas
respondido por:
2
É correta a alternativa B.
O texto aponta o nacionalismo como um movimento que tinha características próprias no século XIX, de modo que não era tão amplo a ponto de caracterizar relações profundas entre uma identidade nacional fixa (como no caso do nacionalismo inglês, restrito a alguma regiões), mas que tendia a ganhar força quando um nacional se via diante de culturas que não via como as suas.
A afirmativa II é falsa pois o processo de unificação alemã, embora tendo tido por centro Bismarck, não "nasceu" na Primavera dos Povos, e não é um exemplo que contradiga a tese de Hobbsbawm.
respondido por:
6
Resposta:
b) V, F, V
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás