A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, ela tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética e Ciência. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Acerca dos textos que tratam deste tema na coletânea "Ética e Ciência", analise as assertivas abaixo:
I. Ao contrário do que muitos pensam, a esclerose múltipla não é uma doença mental, não é contagiosa e, até o presente momento, não há cura.
II. As alterações fonoaudiólogicas, tais como as palavras arrastadas, a voz trêmula, a fala escandida e as disfagias são alguns dos sintomas comuns da doença.
III. Geralmente, os pacientes portadores de EM são jovens, sobretudo mulheres de 20 a 40 anos, e a ABEM estima que 35 mil brasileiros tenham a doença.
IV. A escritora J. K. Rowling doou US$ 18 milhões para pesquisas sobre a doença. Esse valor será usado para novas instalações em um centro de pesquisa, na Escócia.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
Todas estão corretas
Explicação:
Página 15 e 16 do livro
eliomarcioaraupe3112:
Excelente!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás