• Matéria: Pedagogia
  • Autor: elietezeferino
  • Perguntado 7 anos atrás

Sabemos que havia um grande abismo entre o homem livre e o escravo. Muitos documentos mostravam por meio de iniciativa pessoal, o cativo muitas vezes reinvidicava melhores condiçoes de vida e trabalho.

Respostas

respondido por: polianafferreira
1

A escravidão foi um processo muito violento. A monocultura exigia número elevado de trabalhadores, que enfrentavam a uma rotina de trabalho bastante difícil e pesada, sem lucros para os cativos, força de trabalho da produção latifundiária. O trabalho era muito intenso e o cotidiano nos engenhos, nas minas ou nas fazendas já era, por si só, uma violência impactante.

Em 1850 foi criado uma lei proibindo o tráfico africano, o que levou ao declínio do sistema escravista do Brasil. Desde então, viu-se uma diminuição constante do número de cativos, resultante em considerável movimentação interna na busca da mão de obra escrava dentro do próprio país. Outro meio de aumentar a quantidade de cativos era reprodução endógena, mas em 21/09/1871 a legislação declarou livres as crianças nascidas de ventre escravo a partir daquela data. E assim novas leis a favor dos escravos foram surgindo...

Bons estudos!

Perguntas similares