“Nascido na Bahia de uma liberta e de um português empobrecido, nasceu livre, mas foi vendido como escravo pelo pai que estava endividado. Foi para São Paulo aos 10 anos e trabalhou como escravo doméstico. Aprendeu a ler aos 17, e nesta época, conseguiu provar junto aos tribunais que era mantido como escravo injustamente e que, portanto, deveria ser posto em liberdade. Uma vez livre, passou a atuar como rábula, um advogado sem diploma que pleiteava causas específicas. No seu caso, conseguiu libertar mais de 500 escravos alegando que todo negro chegado ao Brasil após 1831 deveria ser livre. Escritor abolicionista, o enterro dele foi um verdadeiro acontecimento em São Paulo acompanhado por 4000 pessoas. Em 2015, a OAB - Ordem de Advogados do Brasil, concedeu-lhe postumamente o título oficial de advogado”.
Madeira, T. Escravos do Brasil. 1917. São Paulo
Esta biografia consagra a personagem de:
Escolha uma:
a. André Rebouças
b. José do Patrocínio
c. Luiz Gama
d. Francisco Nascimento
e. Estevão Silva
Respostas
respondido por:
5
É correta a alternativa C.
Luís (ou Luiz) Gama foi um ícone negro na luta contra a escravidão, tendo sido pessoalmente responsável pela alforria de centenas de escravos (além de ter servido de inspiração para movimentos políticos que libertaram outros tantos) e é um dos ícones do movimento negro hoje.
Falecido jovem, com apenas 52 anos, Luís Gama recebeu prêmios internacionais pela defesa dos direitos humanos e é reconhecido pela OAB como o primeiro advogado negro da história do país.
respondido por:
2
Resposta:
LETRA C
Explicação:
LUIZ GAMA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás