• Matéria: Filosofia
  • Autor: LinSaki
  • Perguntado 7 anos atrás

Toda pessoa humana tem direitos. Isso acontece em qualquer parte do mundo. Em grande número de países há pessoas que têm mais direitos do que as outras. Existem diferenças também quanto ao respeito pelos direitos, pois enquanto em certos países os direitos fundamentais da pessoa humana são muito respeitados em outros quase não há respeito.
Por que existem esses direitos? Porque todas as pessoas têm algumas necessidades fundamentais que precisam ser atendidas para que elas possam sobreviver e para que mantenham sua dignidade. Cada pessoa deve ter a possibilidade de exigir que a sociedade e todas as demais pessoas respeitem sua dignidade e garantam os meios de atendimento daquelas necessidades básicas.
Além disso, as pessoas são todas iguais por natureza e todas valem a mesma coisa, mas cada uma tem suas preferências, suas particularidades e seu modo próprio de apreciar os acontecimentos. Por causa dessas diferenças as pessoas nem sempre estão de acordo e é preciso que existam regras regulando os comportamentos, estabelecendo o que cada um deve ou não fazer, o que é permitido e o que é proibido.
O fato de haver divergências e conflitos não é mau. Ao contrário disso, onde as pessoas são livres é natural que não concordem em tudo e é bom que possam manifestar suas discordâncias. É desse modo que cada um se sente completo como pessoa e dá sua contribuição para o aperfeiçoamento da vida em sociedade. Não se pode, entretanto, dispensar a existência de regras de convivência, não para sufocar as pessoas e impedir que se manifestem as divergências, mas para regular as manifestações e dar a elas um sentido positivo.
Mas como todos os seres humanos valem a mesma coisa não é justo que só alguns estabeleçam as regras e os outros só fiquem com a obrigação de obedecer. Essas regras é que constituem o direito. E para que o direito seja legítimo e justo é preciso que todas as pessoas possam dar sua opinião no momento em que as regras são escolhidas. É preciso também que todas as pessoas, mesmo aquelas que estão no governo, ou que são poderosas, sejam obrigadas a obedecer e a respeitar o direito.
(Dalmo de Abreu Dallari)
____________________________________________________________________
Leia o texto e responda:
1) Apresente uma definição de Direitos Humanos.

2) Qual a importância das regras em uma sociedade?

3) Numa sociedade livre, as discordâncias são importantes? Por quê?

4) Se todas as pessoas são iguais por natureza, por que há tanta desigualdade entre os homens?

5) “Todo ser humano merece viver com dignidade”. Como podemos relacionar este princípio com a situação de miséria de muitos brasileiros?

Respostas

respondido por: MariGomes134
25

1 – São direitos inerentes a todas as pessoas pela condição de seres humanos, e abrangem igualdades, liberdades e outros.

2 – As regras são necessárias para manter a convivência em sociedade e existir um norte que guie as atitudes, estabelecendo limites.

3 – Sim, pois as discordâncias impulsionam os discursos e os refinam, tornando as exigências democráticas melhores para todos.

4 – Quando uma parte da sociedade é muito rica e priva a outra parte, mais pobre, de usufruir dos seus direitos básicos.

5 - É em um princípio aberto, entendido como o reconhecimento do conjunto de direitos básicos inerentes a todos os seres humanos apenas pelo fato de possuírem tal condição – a de humanos. Parte dos brasileiros são privados da dignidade todos os dias.

:D


LinSaki: Muitoooo Obrigada !!
MariGomes134: yaaah! denada♡
respondido por: gutielelisboa
2

Resposta:

Explicação:

1 Todo indivíduo nasce com direitos como o direito de liberdade religiosa, sexual ou política, mas também é obrigação desse indivíduo respeitar os direitos dos outros.

2 A importância das regras em nossa sociedade é de manter manter a ordem e a boa convivência da sociedade.

3 as discordância são importantes porque elas nos ajudam enquanto sociedade a fugir de paradigmas pré estabelecido pela nossa sociedade, imaginem um mundo onde não tivéssemos mentes pensantes e discordantes para questionar nossos dogmas como por exemplo o de mulheres não poderem trabalhar ou até mesmo dos homossexuais serem vistos como abominações, esse seria com certeza um mundo horrível e retrógrado, mas graças as discordâncias nossa sociedade caminha rumo a um novo futuro

4 porque o ser humano no ápice da sua arrogância acredita que seja superior a outro por conta de Posses materiais ou de cargos, uma atitude bem estúpida diga-se de passagem, afinal por mais que o indivíduo tenha posses cargos ou qualquer outra coisa, existe um destino que é impossível de ser mudado e esse destino é a morte, pra pessoa que acham que são melhores que as outras só resta a ela perceber que perante ao universo a humanidade é menos que uma mera bactéria, que não muda nada em relação ao universo.

5 o direito de viver dignamente é direto de todo ser humano, mas infelizmente pra nós brasileiros, nos é imposto um complexo de vira latas, infelizmente nós brasileiros somos forçados a viver desde cedo em um país onde a corrupção rola solta, tanto na política quanto na sociedade,o povo brasileiro é tão corrupto quanto os políticos, e tentar mudar isso de 4 em 4 anos não vai resolver nada, pra que o povo brasileiro possa viver dignamente é preciso de uma reforma estrutural, precisamos deixar de lado preconceitos e diferença étnicas, sexuais, e religiosas, precisamos mudar de baixo pra cima, a mudança tem que vir de nós mesmos, temos que nos unir e assim podemos viver com dignidade.

Perguntas similares