Respostas
Resposta:
Córnea ,Esclera, Conjuntiva ,Íris, Corpo ciliar, Cristalino, Humor Vítreo ,Retina ,Coroide, Nervo óptico, Glândula lacrimal ,Pálpebras, Cílios
Resposta:
A córnea é a estrutura mais externa do olho, responsável por focalizar a luz que chega aos olhos.
A esclera, também chamada de esclerótica, é a parte branca do olho ligada à córnea.
A conjuntiva é uma membrana transparente e fina que recobre a parte branca do olho.
A íris é a parte mais escura do olho, às vezes colorida (olhos azuis ou verdes), e que tem uma abertura central, a pupila.
O corpo ciliar fica localizado atrás da íris. É responsável pela formação do humor aquoso, o qual é um dos fluidos intraoculares e é responsável por manter a pressão ocular e seu formato esférico.
O cristalino é uma estrutura de consistência gelatinosa e elástica. Está localizado logo atrás da pupila.
Humor Vítreo- É uma estrutura gelatinosa que ocupa a porção central do globo ocular. Seu volume médio é de cerca de 4 ml.
A retina é a parte do olho onde se formam as imagens das coisas que são vistas. É a camada mais interna do olho, corresponde a um fino tecido nervoso que transmite as imagens para o cérebro através do nervo óptico.
A coroide é a camada média do olho, intensamente pigmentada e vascularizada.
Nervo óptico- As fibras nervosas da retina se unem para formar o nervo óptico, que é a conexão do olho com o cérebro. A imagem capturada pela retina é transmitida para o cérebro através dele. Ao longo da sua estrutura passam vasos sanguíneos para levar oxigênio e nutrientes.
A glândula lacrimal fica localizada na parte interna superior da pálpebra superior. É responsável pela produção de lágrimas, que umedecem a superfície ocular, nutrem a córnea e retiram substâncias estranhas que chegam ao olho.
As pálpebras são consideradas anexos oculares e são formadas por um tecido músculo-fibroso recoberto por pele na parte externa e conjuntiva na parte interna. Sua principal função é a de distribuir as lágrimas pela superfície do olho e “limpar” a córnea.
Os cílios são os pequenos pelos localizados nas bordas externas das pálpebras, formando uma franja protetora do globo ocular.