A Administração Pública por si só não consegue atender a toda demanda por serviços públicos, como saúde, educação, assistência social, etc., existentes na sociedade. Desta forma existe a condição legal da participação efetiva dos cidadãos no auxílio à administração pública na identificação de necessidades e falhas existentes na execução de projetos e dentro de princípios democráticos e vinculados à cidadania participativa, onde a participação efetiva da população ocorre também na organização, execução e no controle dos projetos.


BERNER, Carlos Vicente; SOUZA, Arlan Marcos Lima. Contabilidade Pública. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.


​Considerando a contextualização apresentada, sobre a participação da sociedade na administração pública, analise e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade das ações realizadas pelo gestor público, dar-se-á pelo Ministério Público Federal, Estadual e Municipal.

Alternativa 2:
A participação da sociedade organizada na gestão pública se dá no momento em que esta desvincula a execução de projetos públicos da administração pública direta.

Alternativa 3:
A administração pública indireta terá acesso a informações de cunho público, não cabendo a esta o acesso de informação sobre questões financeiras e orçamentárias, pois este conhecimento é precípuo da administração direta.

Alternativa 4:
A gestão pública se dá de forma eficiente com a liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade de todas as informações de encaminhamento, execução e controle de projetos públicos em tempo real.

Alternativa 5:
A administração indireta não interfere nas decisões do gestor público, tendo em vista que este foi eleito em um pleito para a realização de todas as atividades existentes na sociedade.


Anônimo: Cade a alternativa?

Respostas

respondido por: FilipeBeloni
6

Resposta:

Alternativa 4:  A gestão pública se dá de forma eficiente com a liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade de todas as informações de encaminhamento, execução e controle de projetos públicos em tempo real.

Explicação:

Usando como referência o livro

BERNER, Carlos Vicente; SOUZA, Arlan Marcos Lima. Contabilidade Pública. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.

Nas páginas 33 e 56 apoiam a resposta

"Dessa forma com este acúmulo de responsabilidades atribuídas aos gestores públicos, fica evidente que o objetivo da Contabilidade Pública é de fornecer  informações em tempo real aos seus usuários bem como tomar decisões e prestar  contas aos órgão de controle Interno e Externo com a finalidade de cumprimento da legislação"

"A participação direta atende ao princípio, conforme a Lei nº 101/2000, no

Artigo nº 48 parágrafo único.

[...]

II - liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade,

em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso píblico;"

Perguntas similares