• Matéria: Biologia
  • Autor: suelialessandra11
  • Perguntado 7 anos atrás

(UERN) A Lipodistrofia Generalizada Congênita (Síndrome de Berardinelli-Seip) é uma síndrome hereditária rara de causa indeterminada, com transmissão autossômica recessiva. O diagnóstico pode ser feito ao nascer ou durante a infância, e o seu portador pode apresentar alterações metabólicas, clínicas e laboratoriais que incluem: diminuição ou ausência de tecido adiposo subcutâneo, crescimento acelerado com padrão acromegaloide (mãos e pés longos, desenvolvimento somático e esquelético acentuado), hipertricose, hiperglicemia, entre outras. É correto afirmar que essa síndrome é um exemplo de (A) epistasia. (B) poligenia. (C) pleiotropia. (D) herança quantitativa.

Respostas

respondido por: brendaisis
18

Letra c.

A pleiotropia pode ser identificada como o nome atribuído aos múltiplos efeitos de um gene, isto é, ocorre quando um único gene controla  diversas características do fenótipo, e dentre essas características, muitas não apresentam relação entre si.

É o que ocorre por exemplo, no caso acima, onde esse gene controla o desenvolvimento de uma variedade de aspectos fenotípicos, como a acromegalia e a hiperglicemia.

Perguntas similares