Respostas
Resposta:
Composto resultante da combinação da hemoglobina com o monóxido de carbono.
A afinidade da hemoglobina com o monóxido de carbono é muito maior do que para o oxigénio, sendo a carboxiemoglobina um composto mais estável que a oxiemoglobina.
O facto de o monóxido de carbono poder deslocar o oxigénio da oxiemoglobina é a causa da grande toxidade do monóxido de carbono.
Resposta:
Explicação:
A carboxihemoglobina é o nome dado para quando a hemoglobina (pigmento do sangue presente nas hemácias) se liga (através do átomo de ferro do seu grupo heme) ao monóxido de carbono (CO). A hemoglobina, em ambiente fisiológico normal, tem a função de transportar oxigênio para os tecidos do nosso corpo, contudo, visto que a hemoglobina tem mais afinidade química com o monóxido de carbono (CO) do que com o oxigênio, em presença do CO, a hemoglobina se liga de forma estável ao monóxido de carbono, que ocupa o lugar do oxigênio, impedindo aquela célula de transportar oxigênio. Por isso, a ocorrência de grandes quantidades de carboxihemoglobina pode ser bem prejudicial ao organismo (podendo até levar a óbito), pois os tecidos estarão deixando de receber o oxigênio que precisam.
Também pode-se mencionar que a hemoglobina e o oxigênio se ligam em ligação pouco estável, o que favorece a entrega do oxigênio para os tecidos, pois a hemoglobina e o oxigênio podem se dissociar facilmente. Por outro lado, a ligação do CO e da hemoglobina é estável e não se desfaz, o que torna ainda mais nociva a ação da carboxihemoglobina.